Para garantir o acesso à vacinação, sem necessidade de ir na unidade de saúde, a deputada estadual Betânia Almeida (PV) solicitou ao governador de Roraima Antonio Denarium (sem partido) que a vacina contra o novo coronavírus, para Pessoas com Deficiência (PCD), seja aplica em domicílio.
A Indicação nº. 020/2021 inclui na proposta também a aplicação de vacinas contra gripe, pneumonia, difteria e tétano, bem como outros imunizantes obrigatórios.
Segundo a parlamentar, muitas dessas pessoas têm dificuldades para se locomover e, por esse motivo, é importante que o estado garanta o direito dessas pessoas serem vacinadas sem ter que se deslocar às unidades de saúde públicas do estado.
“A solicitação para a vacina domiciliar será feita pelo próprio pessoa com deficiência ou por quem o represente junto a Secretaria de Saúde do Estado [Sesau]”, afirmou a deputada.
Betânia afirma ainda que em vista da crise na saúde mundial com a propagação da covid-19, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, já obriga o poder público a reconhecer essa população como vulneráveis e a adotar medidas para protegê-las em caso de situações de risco, emergência ou calamidade pública, conforme noticiários nacionais.