Você está aqui
Início / Política / Deputado Jeferson Alves é eleito 1º secretário da Assembleia Legislativa

Deputado Jeferson Alves é eleito 1º secretário da Assembleia Legislativa

A votação foi secreta e a nova Mesa Diretora foi eleita por unanimidade pelos 19 dezenove deputados presentes na sessão. – Foto: SupCom/Ale

A nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALE-RR), para o biênio 2021/2022 da 8ª Legislatura foi eleita em chapa única, por unanimidade, em sessão extraordinária, realizada na tarde desta sexta-feira, 29, no Plenário Noêmia Bastos Amazonas. A sessão foi fechada ao público, mas transmitida, ao vivo, pela TV Assembleia, Canal 57.3, pela página do Poder Legislativo no Facebook e canal no Youtube (@assembleiarr).

Em seu primeiro mandato na Casa, o deputado Jeferson Alves (PTB), que ocupava o cargo de 2º vice-presidente no biênio anterior, foi eleito primeiro-secretário, na chapa encabeçada pelo deputado Soldado Sampaio (PC do B). “Estou honrado em compor a nova Mesa Diretora e continuarei a me doar da melhor forma possível para que a Assembleia Legislativa seja um lugar onde a população roraimense e os servidores desta Casa encontrem apoio e se sintam representados”, declarou Jeferson Alves.

A nova gestão é formada ainda pelos deputados Marcelo Cabral (MDB), como vice-presidente; Renato Silva (Republicanos) como 2º vice-presidente; Éder Lourinho (PTC) como 3º vice-presidente; Aurelina Medeiros (Pode), segunda-secretária; Tayla Peres (PRTB) terceira-secretária; Gabriel Picanço (Republicanos) quarto-secretário; e Nilton Sindpol (Patri), como corregedor.

A deputada Aurelina Medeiros, por ser a parlamentar mais antiga, com sete legislaturas, e pela ausência do último presidente, Jalser Renier (SD), presidiu a sessão preparatória, com base no Regimento Interno da Casa Legislativa.

Também compareceram à sessão os deputados Coronel Chagas (PRTB), Evangelista Siqueira (PT), Renan Filho (Republicanos), Odilon Filho (Patri), Angela Águida Portella (PP), Chico Mozart (Cidadania), Neto Loureiro (PMB), Jânio Xingu (PSB), Catarina Guerra (SD) e Betânia Almeida (PV).

Ao final da primeira sessão, o novo presidente convocou uma sessão extraordinária remota para este sábado (30), às 10h, para deliberar sobre um requerimento assinado por 15 deputados para tratar sobre a resolução 01/2019, que tratava sobre a recondução da Mesa Diretora Anterior.

Eleição da nova Mesa Diretora foi determinada pelo STF

Uma recente decisão liminar proferida pelo ministro Alexandre de Moraes, na ADI n. 6.654/RR (STF), suspendeu os efeitos da Resolução 001/2019, que reconduziu a Mesa Diretora da ALE/RR para o biênio 2021-2022 e determinou “…a realização subseqüente e imediata de nova eleição para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima…” diz parte do provimento liminar.

A sessão extraordinária ocorrida nesta sexta-feira, que elegeu a nova Mesa Diretora, foi convocada por meio de documento assinada pelos deputados Angela Águida Portella, Aurelina Medeiros, Catarina Guerra, Chico Mozart, Éder Lourinho, Gabriel Picanço, Jânio Xingu, Jeferson Alves, Marcelo Cabral, Neto Loureiro, Nilton do Sindpol, Renato Silva, Renan Filho e Tayla Peres, na quinta-feira (28).

 

Veja também

Topo