Você está aqui
Início / Geral / Roraima avança na recuperação de pacientes com Covid-19

Roraima avança na recuperação de pacientes com Covid-19

Segundo o médico infectologista Domingos Sávio, os pacientes que recebem alta hospitalar são orientados conforme cada caso, mas ainda precisam manter certos cuidados. – Fotos: Divulgação

Uma das vitórias na batalha contra a Covid-19 em Roraima é o aumento de pessoas recuperadas. Até o momento o Estado possui 71.358 pessoas que receberam diagnóstico positivo e conseguiram vencer a doença.

Entre os vencedores está o médico Nicolas Baez, que mora há oito anos em Roraima e atuou na linha de frente contra o Coronavírus no Estado. Hoje, afastado para concluir o período integral de recuperação, ele sonha em tomar a vacina.

“Quando eu estava prestes a receber a primeira dose da vacina comecei a sentir os sintomas, fiz o Swab [exame que confirma a presença do vírus no corpo humano] e recebi o diagnóstico positivo. Estava tudo indo bem até que um dia eu acordei e o oxímetro estava marcando apenas 81% de oxigênio no sangue. Entrei em desespero, mas rapidamente sentei e coloquei o ventilador, e senti o alívio, mas ao retirar o ventilador, a saturação caiu novamente e foi quando percebi que não tinha mais o que fazer, precisava ir ao hospital”, esclareceu.

Nicolas explica que precisou ser internado e que tentou se preparar psicologicamente, mas que não esperava que fosse desenvolver os sintomas graves da doença.

“Eu já sabia que uma hora ou outra isso iria acontecer, só não esperava que enfrentaria a forma grave, mas graças a Deus comecei o tratamento e fui melhorando, minha respiração voltou ao normal e hoje me sinto aliviado, fora de perigo. Mas peço que as pessoas não desafiem essa doença traiçoeira e fiquem em casa”, complementou.

Diferente de Nicolas Baez, a digital influencer e produtora cultural Jennifer Monara não esperava contrair a doença.

“Eu não esperava que um dia fosse ter Covid-19. Mas, houve um momento que tive que realizar uma viagem de trabalho e quando voltei para Boa Vista, passei alguns dias em isolamento social, foi quando comecei a sentir os sintomas”, disse.

Jennifer Monara

Jennifer ressaltou que ao manifestar os primeiros sintomas, sentiu muito medo por precisar ir ao hospital, por isso realizou primeiramente o tratamento em casa, mas sem sucesso.

“Tive muito medo de ir ao HGR [Hospital Geral Rubens de Souza Bento], mas quando precisei fazer a tomografia e cheguei no hospital, toda ideia assustadora que eu tinha foi desmitificada, pois vi que HGR estava totalmente preparado e fui bem recebida, consegui fazer não só a tomografia, mas todos os exames pendentes”, complementou.

Jennifer ficou internada durante 10 dias, mas dado o cuidado da equipe multiprofissional do HGR não precisou ir para a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo).

“Eu precisei ir ao hospital duas vezes e na segunda a minha saturação estava em 77%, foi nessa hora que os fisioterapeutas me atenderam, fizeram de tudo para que eu não precisasse ser entubada e eu agradeço muito. Atualmente estou me recuperando e até hoje os fisioterapeutas da unidade me mandam mensagem para saber como estou, e para dar as dicas de tratamento pós-COVID. Sou muito grata a todos os profissionais de saúde de Roraima”, detalhou.

Pacientes que tiveram Covid-19 precisam manter os cuidados

Segundo o médico infectologista Domingos Sávio, os pacientes que recebem alta hospitalar são orientados conforme cada caso, mas ainda precisam manter certos cuidados.

“Ao receber alta, o paciente recebe junto ao resumo de alta as orientações, que vão depender de cada caso. Em média, o paciente precisa permanecer mais 14 dias em isolamento, além de seguir as medicações prescritas. Cada paciente tem um esquema terapêutico diferente, o que a gente recomenda é que sejam seguidas as recomendações”, informou.

O médico reforça que a sociedade precisa manter as medidas de prevenção, entre elas continuar usando máscara, álcool em gel, sempre lavar as mãos e evitar aglomeração.

Veja também

Topo