Você está aqui
Início / Variedades / Aula Magna da UFRR vai abordar conceito de universidades em tempos desafiadores

Aula Magna da UFRR vai abordar conceito de universidades em tempos desafiadores

A Aula Magna terá como palestrante Roberto Romanodeste e será realizada de forma on-line no dia 18 de fevereiro, a partir das 19h, com transmissão ao vivo no canal da UFRR no YouTube. – Foto: Ascom/UFRR

“O mundo de hoje vem sofrendo transformações de maneira vertiginosa, colocando em xeque nossa capacidade de lidar e de nos adaptar com essas mudanças”, explica o pró-reitor de Ensino e Graduação da Universidade Federal de Roraima (UFRR), professor Antônio Sansevero, sobre o tema escolhido para a Aula Magna da instituição: Conceito de Universidades em tempos desafiadores. Para o pró-reitor, “a rediscussão do conceito de universidade, nesse contexto, torna-se cada vez mais necessária”.

A Aula Magna deste semestre será realizada de forma on-line no dia 18 de fevereiro, a partir das 19h, com transmissão ao vivo no canal da UFRR no YouTube.

O palestrante será Roberto Romano, professor titular de Ética e Filosofia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que possui ampla experiência em temas como crise universitária, crise política e universidade pública.

A transmissão será aberta a todos os alunos da instituição e demais interessados no tema.

A Aula Magna marca a abertura do período letivo suplementar 2020.2 da UFRR, que começou no dia 8 de fevereiro e vai até o dia 22 de maio, por meio do Ensino Remoto Emergencial (ERE).

O pró-reitor Sansevero atuará como mediador da palestra. Conforme explica, existem dois grandes desafios para o ensino, no contexto atual de pandemia que estamos enfrentando: “um deles é o encontro com nossa humanidade, em uma situação que desafia nossos limites e faz aflorar o que há de melhor e de pior no ser humano, reforçando nossa complexidade. O outro é a necessidade de se adaptar e se reinventar para conseguirmos lograr êxito em ensinar em condições muito diferentes das quais estamos acostumados”.

Além disso, o professor reflete sobre as diferenças sociais presentes em nossa realidade. “Some-se a isso o escancaramento de nosso abismo social, representado, no caso do ensino remoto, pela exclusão digital não só dos alunos do ensino público, mas também do corpo docente. Em um mundo cada vez mais conectado, nós nos descobrimos muito atrasados como sociedade”, frisa o pró-reitor.

Palestrante

Roberto Romano é doutor em Filosofia Política e Ética pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris, França. Titular de Ética e Filosofia Política da Unicamp e autor de mais de 10 livros, inúmeros artigos acadêmicos e para grandes públicos. Foi presidente da Comissão de Perícias da Unicamp, orientou 37 estudantes em teses de mestrado e doutoramento e integrou a Comissão de Avaliação docente da Unicamp.

 

 

Veja também

Topo