Você está aqui
Início / Política / Discurso de união marca abertura do ano legislativo 2021

Discurso de união marca abertura do ano legislativo 2021

O governador destacou que nesse período de pandemia foi mantido o compromisso com a redução do gasto público e modernizou a gestão para o cidadão.  – Fotos: Ederson Lima

“O Governo do Estado, o Legislativo e o Judiciário, no que depender da nossa vontade, sempre estarão de braços dados, em busca de concretizar o ideal comum de servir a população.” A declaração, do governador Antonio Denarium, marcou a abertura do ano legislativo 2021 na manhã desta quinta-feira, 25, no Plenário da Assembleia Legislativa de Roraima.

Conforme ele, o Governo está estruturando políticas voltadas para a geração de empregos, para cuidar da saúde, da educação, da segurança, da população. “Esta é a nova política: cuidar das pessoas e dos que mais precisam. Roraima é o estado que escolhi para viver, criar meus filhos, trabalhar, empreender e quero meu Estado desenvolvido, onde todos possam ter oportunidade”, frisou.

Denarium destacou que as contas do Governo fecharam no azul em 2020, com crescimento da economia acima da média Nacional e geração de milhares de empregos formais, sendo que Roraima ficou em segundo lugar entre os Estados que tiveram mais crescimento do Produto Interno Bruto.

Ele disse que tem um estilo de governar. “Acredito que um governador deve sempre trabalhar com otimismo, trabalhar com garra em busca de construir o bem comum. Vontade de trabalhar é o que temos de sobra, uma vontade que não cabe no gabinete, que quer sempre o contato direto com a população, para construirmos aquilo que o povo precisa”.

O discurso foi ratificado pelo novo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Francisco dos Santos Sampaio, o soldado Sampaio, que considera importante a boa relação entre os Poderes, com independência na atuação, e juntos pelo desenvolvimento de Roraima.

“A união entre os Poderes e o compromisso com o Estado, em especial no tocante à valorização do povo roraimense. A minha gestão vai buscar fortalecer essa união e harmonia, em prol do desenvolvimento de Roraima, com geração de emprego e distribuição de renda”, enfatizou Sampaio.

Saúde

Durante a leitura da Mensagem Governamental, Denarium homenageou também os profissionais da saúde que estão na linha de frente de combate ao Coronavírus (COVID-19) e anunciou a participação de um consórcio de governadores para a aquisição de 500 mil doses de vacinas para imunizar a população do Estado em tempo hábil.

“A COVID-19 não irá vencer. Aumentamos em mais de 350% a quantidade de leitos de UTI, triplicamos a quantidade de leitos de enfermaria. Estamos entre os três estados que mais vacinou sua população”, reforçou o governador.

Segundo ele, também foram investidos em insumos e em medicamentos. “Investimos em contratação de pessoal para a saúde. Abrimos o Hospital Estadual de Retaguarda, onde funcionava o hospital de campanha, somente para atender pacientes com COVID”, disse.

Além disso, Denarium pontuou a instalação de barreiras sanitárias no Jundiá e no aeroporto e recomendou aos prefeitos que mantivessem isolamento social em seus municípios e estabelecemos decretos, sendo estes últimos, em alguns casos, um remédio amargo, porém necessário.

Avanços na gestão

O governador destacou que nesse período de pandemia foi mantido o compromisso com a redução do gasto público e modernizou a gestão para o cidadão. “Dezenas de escolas foram revitalizadas e reformadas, muitas das quais não viam uma ‘mão de tinta’ há mais de 10 anos, e adquirimos novos ônibus escolares e mobiliário para as escolas. Quando retornar a aula presencial, nossos alunos terão mais estrutura física e conforto para estudar”, detalhou.

Mesmo sem as aulas presenciais, mais de 35 mil estudantes foram contemplados com os gêneros da alimentação escolar, garantindo a segurança alimentar nesse período de pandemia e distanciamento social.

A regularização fundiária está sendo tratada como política de Estado, priorizando o pequeno produtor que precisa de título para conseguir crédito mais barato. “Ressaltamos o crescimento da agricultura familiar, indígena e empresarial, mesmo com a crise que vivemos conseguimos atender a demanda de quem trabalha e produz”, disse Denarium.

No social, o governador destacou os programas sociais, em especial o Renda Cidadã e o Cesta da Família, que já contemplaram até o momento 10 mil famílias na Capital e interior. E na infraestrutura, foram enfatizadas as obras de recuperação de estradas e vicinais, além de substituição de pontes de madeira por concreto.

Leandro Freitas

 

Veja também

Topo