
O governador de Roraima Antonio Denarium anunciou durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira, 26, no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos, a conclusão do PCCR Unificado (Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração) dos servidores da saúde que garante 43% de reajuste salarial para todas as categorias.
Parte dessa correção é a recomposição da inflação, cerca de 27,5% e o restante é um compromisso da gestão do governador Denarium em melhorar a condição de trabalho, a condição de vida de todos os profissionais da saúde.
“O Governo do Estado trabalhou durante todo o ano, com o objetivo de consolidar um único PCCR para a saúde e o objetivo foi atender a expectativa de cada uma das categorias nessa Lei. Nosso objetivo é corrigir todas as injustiças e realizar a correção salarial de todos os servidores na saúde. Precisamos valorizar os nossos profissionais da saúde, vencendo as dificuldades e avançando ainda mais, sempre com muito respeito aos nossos servidores”, esclareceu o governador Antonio Denarium.
O projeto entregue pelo secretário de saúde Marcelo Lopes, foi apresentado ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado soldado Sampaio, ao presidente da comissão de saúde, deputado Neto Loureiro e outros parlamentares, secretários de estado e representantes de várias categorias incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas, técnicos e auxiliares de radiologia.
O escalonamento do pagamento desse aumento será feito em três parcelas para os cargos de nível superior, em duas parcelas para os cargos de nível médio e básico.

De acordo com o secretário de saúde, Marcelo Lopes, o PCCR foi construído de forma ampla e harmoniosa entre a gestão e os servidores.
“O Governo não mediu esforços para nos ajudar nessa caminhada e sempre esteve pronto para nos ouvir e acompanhar cada reunião e por esse empenho eu o agradeço. O PCCR apresentado hoje é o resultado de uma conversa ampla com todas as categorias sobre as propostas de todos, desde o início, sempre com muito diálogo e assim tomamos as medidas necessárias para contribuir com o avanço da saúde de Roraima”, complementou.
Lopes ressalta que o projeto de lei passou pela avaliação do Conselho Estadual para a conclusão dos ajustes referentes às mudanças necessárias nos percentuais.
“Tínhamos o desafio de construir um PCCR único e depois de muitas discussões sobre as melhorias foram sendo realizadas de forma equilibrada e imparcial levando em consideração todos os interesses e entendimento das categorias e vamos trabalhar ainda mais nas particularidades, mas sempre de forma aberta e harmoniosa para atender as demandas dos servidores de saúde”, enfatizou.
Para o presidente da Assembleia, essa medida do Governo de Roraima reconhece uma luta necessária, justa e legítima.
“Estamos aqui reconhecendo o trabalho dos servidores e quero parabenizar o Governo de Roraima. Eu sempre estive realizando a intermediação entre as categorias e o Governo para o diálogo democrático e hoje sempre que possível contribuímos para a construção deste PCCR. Como presidente da Assembleia, quero dizer que os servidores terão todo o apoio da casa e faremos a discussão em regime de urgência e queremos que esse debate salutar encerre com uma grande festa entre os trabalhadores”, acrescentou Sampaio.
Melquisedek Menezes, representante da classe de enfermagem ressalta que o PCCR é uma norma regulamentadora necessária, para garantir a correção e progressão funcional, e garantir a valorização e o reconhecimento dos servidores.
“A vida funcional de muitos trabalhadores estava parada e muitos só tiveram seus direitos reconhecidos agora com esse PCCR construindo pelo Governo de Roraima que tem corrigido essa lacuna, reafirmando o comprometimento com o trabalho realizado por estes trabalhadores. Nós entendemos agora que será o momento da Assembleia avaliar e garantir a aprovação para que as mudanças sejam colocadas em prática”, salientou.
Lidiane Oliveira