Você está aqui
Início / Geral / Prefeitura recomenda que Governo adote medidas para evitar circulação de pessoas em Boa Vista após as 20h

Prefeitura recomenda que Governo adote medidas para evitar circulação de pessoas em Boa Vista após as 20h

Embora o município tenha constatado um relativo decréscimo de novos casos, o aumento significativo nos números de mortalidade e letalidade são alarmantes – Fotos: Semuc/PMBV

Levando em consideração a avaliação do cenário epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, que apresentam uma situação extremamente preocupante na capital, a Prefeitura de Boa Vista recomenda ao Governo do Estado que adote medidas para evitar circulação de pessoas em Boa Vista após as 20h.

Embora o município tenha constatado um relativo decréscimo de novos casos, o aumento significativo nos números de mortalidade e letalidade são alarmantes, o que indica uma possível deficiência no atendimento médico hospitalar, implicando na necessidade de novas medidas para interromper o ciclo de contágio da doença.

A avaliação demonstra também que há um atraso significativo nos resultados dos exames PCR, o que impossibilita a análise da situação atual de transmissão, crescimento ou decréscimo do número de novos casos, tanto que o cenário epidemiológico apresentado utiliza como parâmetro até a 4ª semana de janeiro de 2021, ou seja, quase 4 semanas de atraso.

Sobre os temas destaca-se os seguintes trechos constantes na avaliação da Sesau RR:

“Em relação à taxa de mortalidade, a mais alta encontra-se no município de Normandia (com 194,9 óbitos por 100 mil habitantes), seguido de Boa Vista (192,6), Pacaraima (183,9) e Bonfim (169,2). Com o recente aumento do número de óbitos, a taxa de mortalidade em Boa Vista aumentou consideravelmente nas últimas semanas”.

“Deve-se ressaltar que dado o tempo decorrido entre a data de início de sintomas e o registro da notificação nos sistemas de informação, os últimos registros apresentados na curva epidêmica devem ser desconsiderados da análise. Estima-se que 80% dos registros são notificados em até 20 dias desde a data de início de sintomas.”

“Já para o cálculo da variação do número de casos por SRAG nos últimos 14 dias precisamos levar em conta o tempo entre a data de início de sintomas e a data do registro da notificação no sistema.

Diante deste cenário de assoladora crise é necessário que medidas urgentes sejam tomadas por parte do Governo do Estado de Roraima:

1. Que os exames realizados pelo LACEN/RR obtenham seu diagnóstico e sejam lançados no sistema do SUS de forma rápida, com no máximo 72h, para por fim ao atraso da avaliação do comportamento do contágio da doença;

2. Que seja regularizada a falta de medicamentos e equipamentos médicos hospitalares para que o atendimento na internação e UTI das unidades hospitalares estaduais que atendem ao Covid-19 seja mais eficiente e reduza o número expressivo de óbitos em pacientes que chegam à internação;

3. Considerando as competências do Governo do Estado na área da segurança pública, que seja avaliada a adoção de medidas que impeçam a circulação de pessoas no horário noturno, especialmente entre as 20h e 05h, uma vez que é durante este período que se detecta o maior número de aglomerações e circulação de pessoas em festas, eventos e confraternizações em locais privados e públicos e que se deixassem de ocorrer contribuiria com a redução significativa no ritmo da transmissão, a exemplo de medidas adotas por vários Estados da Federação.

Aliado às medidas acima explicitadas de assistência à saúde, é urgente que o Estado de Roraima cumpra o acordo realizado perante o Ministério Público Estadual em 08 de maio de 2020, onde ficou definido que a Polícia Militar de Roraima atuaria efetivamente para cumprimento dos Decretos sobre o isolamento social e cuidados, ressaltando que as competências da Polícia Militar é medida legal.

Ações da Prefeitura de Boa Vista – A gestão tem adotado inúmeras medidas para proporcionar o distanciamento social e buscando equilibrar a sobrevivência econômica, todavia, sem a efetiva participação do Estado de Roraima, na fiscalização e na tomada de medidas restritivas de circulação de pessoas, nos períodos que existem as maiores aglomerações e desobediência às medidas de distanciamento social e cuidados, novas atitudes tomadas pela Prefeitura terão eficácia reduzida na diminuição da velocidade do contágio.

Fiscalização: A prefeitura também está atuando de forma efetiva na fiscalização da cidade em uma operação conjunta da Vigilância Sanitária com outras secretarias. São quatro equipes diariamente nas ruas vistoriando o cumprimento do decreto 017, com apoio da Guarda Civil Municipal e secretarias de Meio Ambiente e Finanças. Desde o início de janeiro, mais de 300 estabelecimentos comerciais já foram notificados por estarem desrespeitando as normas do decreto.

Pandemia em Boa Vista: De 1º de janeiro a 25 de fevereiro deste ano, as oito UBS’s para Covid da capital fizeram 50 mil atendimentos tanto de moradores de Boa Vista, como para quem vivem nos demais municípios de Roraima. O município de Pacaraima, por exemplo, é o primeiro na lista de atendimento na atenção básica da capital, com quase 1 mil pessoas. Outras 750 pessoas que vivem no Amazonas já foram atendidas nas UBS’s de Boa Vista apenas este ano.

Recentemente, a Prefeitura de Boa Vista aumentou os horários de atendimentos nas UBS’s de Covid. Ao todo, seis unidades estão atendendo das 7h à meia-noite de segunda a sexta-feira e das 8h às 20h aos sábados e feriados. Também há outras duas UBS’s que atendem pacientes leves e suspeitos de Covid das 8h às 20h. Veja lista abaixo:

UBS exclusivas para atendimento Covid

Segunda a sexta-feira das 7h até meia-noite/ aos sábados e feriados das 8h às 20h

– UBS Olenka Macellaro – Caimbé

– UBS Mariano de Andrade – Caranã

– UBS Délio Tupinambá – Nova Cidade

– UBS Aygara Motta – Cidade Satélite

– UBS Lupércio Lima – Pintolândia

– UBS São Vicente

De segunda a sexta-feira das 8h às 20h

– UBS Equatorial

– UBS Sílvio Botelho – Paraviana

Shirleia Rios

 

Veja também

Topo