Você está aqui
Início / Geral / Covid-19: Sesau distribui mais vacinas para a capital e distritos

Covid-19: Sesau distribui mais vacinas para a capital e distritos

Contando com o novo repasse, Roraima recebeu até o momento 102.020 vacinas, sendo 96.520 Coronavac e 5.500 AstraZeneca.  – Foto: Ascom/Sesau

Garantir a proteção dos idosos com de 75 anos ou mais. Essa é meta do Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), com a nova distribuição de 2.800 doses realizada nessa sexta-feira, 26, para a capital Boa Vista e 1.000 doses para o Distrito Yanomami destinadas à vacinação da população indígena aldeada. O reforço na vacinação para população com 75 anos ou mais foi garantido graças ao repasse de novas doses de vacinas contra a Covid-19 pelo Ministério da Saúde.

Segundo a gerente do Núcleo Estadual de Imunização, Alice Dantas, as novas doses devem complementar o estoque já existente, dando continuidade à proteção de mais idosos. “A nossa equipe realizou uma análise sistemática de todos os estoques de vacina dos municípios, comparando o número de doses aplicadas e já entregues pelo Estado. Com isso, foi entregue o quantitativo suficiente para garantir essa ampliação” explicou a gerente.

Contando com o novo repasse, Roraima recebeu até o momento 102.020 vacinas, sendo 96.520 Coronavac e 5.500 AstraZeneca. Já foram enviadas 12.896 doses para o Distrito Yanomami até o momento. O Estado aplicou 34.244 doses de vacinas contra a COVID-19, sendo 26.517 referentes à primeira dose e 7.727 da segunda dose.

O trabalho segue o planejamento já estabelecido pelo Ministério da Saúde para os estados brasileiros e a Sesau continuará com a organização da logística de distribuição auxiliando os municípios no que for necessário. Em Boa Vista, as doses estão disponibilizadas em três pontos de vacinação: Terminal de Ônibus Luiz Canuto Chaves, no Centro; na praça do Cidade Satélite e no Parque Germano Sampaio, no bairro Pintolândia, todos em sistema drive-thru.

Nova distribuição será na próxima semana

Os demais municípios do Estado devem seguir a mesma logística que vem sendo aplicada desde o início da campanha. A distribuição realizada pelo Nepni (Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização) segue normalmente o calendário vacinal que respeita a capacidade de armazenamento de cada sala de vacina.

O DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena) Leste, assim como os municípios de Alto Alegre, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Caroebe, Iracema, Mucajaí, Normandia, Rorainópolis, São Luiz e São João da Baliza, devem receber o reforço de mais imunobiológicos na próxima semana.

“Os municípios podem alcançar mais pessoas e assim ampliar a vacinação dos grupos prioritários. O objetivo é manter o planejamento e seguir com a oferta dessa proteção, mantendo Roraima entre os estados com a melhor colocação no ranking de vacinação do País”, enfatizou a gerente.

Aymê Tavares

 

 

Veja também

Topo