No início desta semana, foi inaugurada no 5º Pelotão Especial de Fronteira, em Auaris, região Yanomami, em Roraima, a planta de energia fotovoltaica, resultado de emenda parlamentar do deputado federal Edio Lopes (PL/RR), no valor de R$ 2 milhões.
A solenidade de inauguração contou com a presença do Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Estevan Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, do Comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, General de Brigada Adriano Fructuoso da Costa, e do também General de Brigada Marcelo Pereira Lima de Carvalho, Comandante do 2º Grupamento de Engenharia.
O deputado Edio Lopes elogiou os trabalhos ao citar que o projeto da planta fotovoltaica foi desenvolvido diretamente pelo 6º Batalhão de Engenharia de Construção (6º BEC), e que o sistema tem condições de gerar 198 kW de potência e capacidade de 248,4 kW, o que significa a autossuficiência da rede elétrica naquele pelotão. Ele reforçou também se tratar de energia limpa e sustentável e que deve servir de modelo para outras localidades.
“Era uma demanda que o pelotão necessitava. O custo para ter energia naquela base era muito alto, pois dependia diretamente do transporte de combustível por meio aéreo. O Pelotão de Fronteira executa várias atividades naquela região, é sempre referência e o benefício da energia elétrica tornará ainda mais eficiente as tarefas e suportes, principalmente aos índios Yanomami, que são oferecidos naquela área. Infelizmente não pude comparecer a inauguração pelo choque de datas com as eleições da mesa da Câmara dos Deputados, mas em breve visitarei as instalações”, ressaltou o deputado Edio Lopes.