Integrantes do Comitê de Prevenção e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais se reuniram na manhã desta quinta-feira, 7, no auditório do CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima), para discutir o primeiro ciclo do calendário de queimadas de Roraima.
Participaram representantes da Defesa Civil Estadual, Defesa Civil Municipal, Fermarh (Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Seapa (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima), Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima), Seplan (Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento) e representantes dos brigadistas contratados pelo Estado.
No encontro, ficou definido que o calendário de queimadas será entre os dias 7 de janeiro e 12 de fevereiro, nos municípios de Mucajaí, Iracema, Alto Alegre, Amajari, Pacaraima, Uiramutã, Bonfim, Cantá e Boa Vista.
Conforme o diretor de Monitoramento e Controle Ambiental da Fermarh, Glicério Fernandes, o calendário foi elaborado com base no acompanhamento do clima e dos focos de calor em cada região do Estado.
“Hoje as condições climáticas nos permitem dar início ao primeiro ciclo do calendário de queimadas nos municípios do norte do Estado. Vamos avaliar a situação dos demais municípios para liberar o calendário de queimadas posteriormente”, declarou.
O diretor executivo da Defesa Civil Estadual, coronel Cleudiomar Ferreira, discorreu sobre as condições climáticas observadas pelos órgãos de monitoramento e alertou para possibilidade do aumento da temperatura a partir da segunda quinzena de janeiro.
“A previsão para a segunda quinzena de janeiro é aumentar a possibilidade de incêndios florestais com o aumento da temperatura. Desde o dia 4 de janeiro o trabalho de mitigação de danos, com a limpeza de cabeceiras de pontes, vem sendo executado pelos brigadistas contratados pelo Governo do Estado”, ressaltou.
A próxima reunião do Comitê de Prevenção e Combate às Queimadas ocorrerá no dia 15 de janeiro.
Raustman Gondim