Neste fim de semana o Estado de Roraima alcançará mais uma conquista importante no trabalho de enfrentamento da Covid-19. Será feita a abertura do Hospital Estadual onde funcionou o antigo Hospital de Campanha. Com uma nova estrutura totalmente revitalizada, o espaço disponibilizará 120 leitos clínicos à população e funcionará como retaguarda ao HGR no tratamento da Covid-19.
“O Governo do Estado está trabalhando para garantir um atendimento de boa qualidade no combate à Covid-19. Vamos entregar nesse sábado, 120 leitos aqui no Hospital Estadual onde funcionava o Hospital de Campanha. Nesta sexta-feira, temos no HGR, 367 leitos, 345 ocupados e dessa forma vamos assegurar o atendimento para toda a população”, esclareceu o governador Antonio Denarium.
De acordo com o secretário de saúde, Marcelo Lopes, a abertura do Hospital Estadual faz parte do trabalho proposto pelo Governo para apresentar uma resposta imediata à população nesse momento da pandemia.
“Essa será uma entrega bem importante pois serão 120 leitos com suporte ventilatório e de oxigênio para que a população possa ter a tranquilidade em saber que ao lotar os leitos do HGR teremos outros 120 a disposição para atender as demandas. Aqui o funcionamento será em ritmo de Hospital retaguarda, ou seja, os pacientes continuarão sendo tratados no HGR, onde é feita a entrada do paciente já que o HGR é Unidade referência para o tratamento da Covid-19, e a transferências serão feitas para este local depois do paciente já ter seu prontuário e a indicação clínica definidos. Esse é o compromisso do Governo melhorando o atendimento do povo de Roraima para a Covid-19”, complementou.
De acordo com o secretário Marcelo Lopes, o Hospital de Retaguarda funcionará de forma integrada com o HGR.
“O HGR é a nossa referência onde temos os todos os especialistas e o serviço de UTI, e desta forma os leitos de UTI continuarão no HGR e paralelo nós também estaremos trabalhando com todas as outras especialidades em um sistema de informação integrado com estas enfermarias daqui, onde poderemos acompanhar de dentro do HGR todo o trabalho que acontece aqui até a alta médica”, complementou.
A expectativa é que a transferência de pacientes inicie neste sábado, 30, após avaliação do NIR (Núcleo Interno de Regulação) do HGR.
“Serão transferidos aqueles pacientes estáveis que já estão sendo assistidos no HGR e que apresentam critério clínico para continuar o tratamento em um hospital de retaguarda. Esperamos dessa forma evitar que pacientes fiquem nos corredores e garantir que tenha a assistência cada vez mais completa”, finalizou o secretário de saúde Marcelo Lopes.
Lidiane Oliveira