A semana começou com os cuidados dedicados aos idosos que vivem na Casa do Vovô. Nesta segunda-feira, 1º, o Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), realizou a vacinação de idosos que integram o grupo de prioridade da primeira etapa do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.
A Sesau tem a expectativa de vacinar 100 idosos institucionalizados.
Para o seu Afonso Alves, de 94 anos, que mora na Casa do Vovô e recebeu sua primeira dose da vacina, a iniciativa é fundamental para se sentir confiante e mais protegido.
“Tudo que a medicina faz no mundo inteiro é bom, eu acredito definitivamente na medicina e na vacina, todos devem se vacinar, não dói nada”, agradeceu.
De acordo com a assistente social, Nilziane Sousa, de maneira geral, os idosos costumam ser mais suscetíveis a diversas doenças infectocontagiosas, e a COVID-19 não foi uma exceção, por isso estão entre incluídos no grupo prioritário.
“Quando saiu a notícia da vacina, e depois que tivemos nosso primeiro idoso vacinado, todos os outros idosos ficaram muito curiosos para saber quando seria a vez deles, então hoje esse momento foi muito esperado, pois é uma esperança de que tudo isso passe, para eles terem as atividades, as recreações que aconteciam aqui no abrigo, as pessoas de fora que vêm visitar e interagir com eles”, explicou a assistente social.
Segundo a diretora do Centro de Convivência do Idoso, Milva Lima, com a necessidade do isolamento social, algumas atividades realizadas com os idosos do abrigo tiveram que ser suspensas, principalmente aqueles que envolvem a participação do público externo, e eles não entendiam essa suspensão de visitas e algumas atividades, mas agora com a vacinação sendo realizada na instituição, existe a esperança de que as atividades voltem o mais breve possível.
“Hoje começamos a vacinação aqui no abrigo de idosos, e agora eles estão muito tranquilos psicologicamente, eles estavam muito ansiosos pela vacina, nesta manhã os idosos foram vacinados sem nenhum problema, sem queixa nenhuma, agora com essa situação quase resolvida eles terão uma serenidade maior para enfrentar essa pandemia em que eles são de alto risco”, ressaltou.
Aos 82 anos, seu José Ribeiro Pereira da Silva, também foi o primeiro idoso vacinado no Estado, ele esteve presente com o intuito de incentivar a vacinação dos demais colegas.
“Eu já estou aguardando a minha segunda dose, a primeira até melhorou uma dor que eu sentia nas costas por sequela do COVID-19, e garanto que temos que confiar na vacina, ela é boa e confiável sim, podem tomar sem medo” garantiu o seu José.
Aymê Tavares