Médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e nutricionistas da CMECM (Clínica Médica Especializada Coronel Mota), HC (Hospital das Clínicas Dr. Wilson Franco) e o PACS (Pronto Atendimento Cosme e Silva) estão entre os servidores de saúde que começaram a segunda-feira,25, tomando a primeira dose da vacina contra a Covid-19, totalizando 1.520 profissionais de saúde atendidos até a próxima quarta-feira, 27.
No PACS, serão vacinados 475 servidores e no HC, onde deverão ser vacinados 632 profissionais de saúde. Márcia Pimentel, nutricionista do HC, uma das primeiras servidoras a receber a primeira dose do imunizante, revelou que não foi fácil atuar na linha de frente da pandemia.
“Perdemos muitos amigos profissionais da saúde. Não foi fácil estar na linha de frente nesse momento. Continuamos enfrentando dificuldades, mas receber a vacina é uma segurança para nós. Só temos a agradecer a todos que se empenharam para fazer com que esse momento chegasse”, acrescentou.
A imunização também começou cedo na CMECM e deve durar três dias. A expectativa é vacinar 413 servidores da unidade. Conforme o diretor da clínica, Wouder Fonteles, o trabalho de vacinação começou pelo corpo clínico; na sequência, serão imunizados os colegas que integram a equipe de enfermagem, e no último dia, os funcionários administrativos e de apoio.
“Nosso objetivo é vacinar todos os servidores da unidade e daqui a 21 dias, estaremos aplicando a segunda dose. É uma nova esperança que nós temos para combater esse vírus que atormenta a todos. A vacina veio para dar o primeiro passo de imunização para todas as pessoas”, esclareceu o diretor.
Miriam Yovana, responsável pelo CRIE (Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais) e primeira servidora a ser vacinada, se emocionou ao receber o imunizante.
“Nós realmente estávamos esperando porque, dessa forma, estaremos nos prevenindo a doença. Faço um chamado a toda a população para que tome a vacina. É a nossa esperança de combater algo que trouxe tanta dor e sofrimento, que mudou completamente nossa vida”, agradeceu Yovana.
Alina Martinez, médica psiquiatra que também recebeu a primeira dose do imunizante, disse que a população não deve ter medo de se vacinar.
“Quero falar para todos os colegas, para a população: eu estava muito ansiosa esperando por esse dia. Essa vacina é um horizonte para todos nós, principalmente para os profissionais de saúde que estão batalhando todos os dias. A população não tem o que temer. Devemos honrar os cientistas que tanto se dedicaram”, destacou Alina.
Laís Muniz