Com o objetivo de conscientizar empresários, clientes e população em geral, e controlar o aumento dos casos da covid-19, a Prefeitura de Boa Vista continua reforçando as ações de fiscalização do comércio na capital. Durante a última semana, mais de 100 estabelecimentos foram fiscalizados.
As equipes percorreram o comércio, incluindo bares, restaurantes, supermercados, salões de beleza e outras empresas. Dos estabelecimentos visitados até sexta-feira, 15, foram expedidas notificações para 22 empresas, 13 estabelecimentos foram embargados, 23 autuações foram aplicadas e uma apreensão foi feita.
Algumas casas de show paralisaram as atividades espontaneamente, como forma de colaborar com as medidas visando a redução do número de casos. Em nota, a casa Sant’Ana Hall Music frisou que o momento exige a colaboração de todos em função da nova onda da Covid-19.
“Seguimos as recomendações das normas vigentes quanto às medidas de prevenção e estamos colaborando com os órgãos fiscalizadores para minimizar os riscos para nossos clientes e colaboradores”, finalizou a nota.
A casa Antique Pub também emitiu nota de paralisação de atividades. “Mesmo atendendo as recomendações das autoridades sanitárias, entendemos que o momento requer atenção e cautela. É hora de agirmos, portanto, estamos suspendendo toda a programação desta casa, por 15 dias. Cuidem-se e cuidem do próximo, o momento é de empatia e cooperação, agradecemos a confiança”, concluiu a nota.
Entenda como funciona a fiscalização
A ação é conjunta e reúne fiscais da Vigilância Sanitária Municipal, Secretaria Municipal de Economia, Planejamento e Finanças, Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente e Guarda Municipal.
São quatro zonas de atuação, onde cada equipe orienta os empresários e funcionários de lojas e demais estabelecimentos comerciais sobre o cumprimento das medidas sanitárias de proteção para conter a disseminação do vírus.
Um dos principais pontos abordados na fiscalização são o cumprimento dessas medidas, o distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel e aferição de temperatura. Caso as medidas não sejam cumpridas, o estabelecimento é notificado.
Emanuele Pasqualotto