Você está aqui
Início / Geral / Covid-19: Roraima recebe vacinas e deve começar a vacinar idosos acima de 80 anos

Covid-19: Roraima recebe vacinas e deve começar a vacinar idosos acima de 80 anos

Com a chegada dos imunobiológicos, os municípios poderão iniciar a vacinação dos idosos acima dos 80 anos. – Fotos: Neto Figueredo

O Estado de Roraima recebeu, neste domingo, 6, novas vacinas para continuar com a primeira etapa da Campanha de Imunização contra a COVID-19. Desta vez, foram recebidas do Ministério da Saúde 3.600 doses da vacina Coronavac, que serão somadas ao quantitativo já existente, para a ampliação do público alvo da imunização.

Segundo o governador Antonio Denarium, a chegada das vacinas era muito esperada pelo Governo, que tem como prioridade a vacinação dos idosos.

“Chegamos à etapa mais importante da vacinação: os idosos. O Governo pretende distribuir aos municípios a vacina em até 24 horas, como vem fazendo desde o início. E tudo vai ser feito de forma rápida e segura. Também pedimos aos municípios maiores que façam a campanha via drive-thru. Aos poucos, vamos devolver a alegria e esperança ao nosso povo, que aguarda o fim dessa pandemia. O Governo está fazendo sua parte” explicou.

A coordenadora geral de Vigilância em Saúde, Valdirene Oliveira, disse que, com a chegada dos imunobiológicos, os municípios poderão iniciar a vacinação dos idosos acima dos 80 anos.

“De acordo com o planejamento inicial, vamos começar a distribuição para os 15 municípios, para que eles já se organizem e se preparem para ampliar a vacinação incluindo a faixa etária de idosos acima dos 80 anos em cada localidade”, esclareceu.

A coordenadora explica que, na segunda-feira, dia 8, será feito o comunicado aos municípios, informado sobre a ampliação para que eles iniciem de imediato o trabalho de imunização de idosos acima dos 80 anos.

“Está sendo feito o mapeamento dessa faixa etária de idosos acima de 80 anos para o início do trabalho. Já estamos vacinando pessoas acima dos 90 anos e agora vamos ampliar ainda mais, por isso será fundamental a conclusão desse diagnóstico pelos municípios”, complementou.

Balanço

Incluindo o recebimento deste domingo, até o momento, Roraima já recebeu ao todo 99.520 vacinas, sendo 95.520 Coronavac e 4.000 Astrazeneca. Até agora, 14.874 pessoas já foram vacinadas nos 15 municípios e nos Distritos Indígenas.

Conforme a coordenadora, é importante que a população saiba que a vacina é segura e, neste momento, todas as pessoas incluídas nos grupos prioritários aguardem a divulgação pelos municípios sobre os locais de vacinação e se imunizem.

A ampliação faz parte do planejamento e a população deve ficar atenta ao calendário divulgado por cada município para imunização.

Outras vacinas

Neste domingo, o Estado recebeu também outras 24.400 doses de vacinas para atualização da caderneta de vacinação, sendo 6.000 Pentavalente, 6.000 Hepatite B, 400 contra a raiva, 2.000 para imunização contra a Varicela (catapora), e 10.000 Dupla adulto, que protege contra Difteria e Tétano.

“Juntamente com a vacina da Covid-19 recebemos as vacinas que chamamos de rotina e que fazem parte do calendário vacinal, para abastecimento mensal de todos os municípios com as vacinas de rotina, importantes para proteção contra outras doenças”, finalizou.

Lidiane Oliveira

 

Veja também

Topo