
Por muito tempo os cuidados com a saúde mental foram tratados como um tabu na sociedade. Hoje em dia, a luta dos profissionais de saúde visa desmistificar a questão e buscar cada vez mais medidas para estimular a prevenção de doenças mentais. No município de Boa Vista, por exemplo, foi instituída por lei, em 2018, a campanha ‘Janeiro Branco’ como forma de buscar uma reflexão em todos sobre a saúde mental.
Para o autor da iniciativa que resultou na aprovação da lei nº 1.833/2017, vereador Manoel Neves (Republicanos), apesar de ser apenas um mês, é fundamental que a população se conscientize sobre os cuidados com as doenças mentais o ano inteiro. “Ter o ‘Janeiro Branco’ instituído é importantíssimo, porque é nesse período que podemos realizar ainda mais palestras educativas e conscientizar as famílias que é possível tratar e prevenir”, reforça.
Segundo ele, ações sociais realizadas o ano inteiro por instituições civis e religiosas também precisam ser intensificadas. “A gente encontra muitas pessoas abandonadas pela cidade, que tiveram uma depressão, entraram em crise e não foram tratadas como deveriam, pois esse é um momento em que a pessoa acaba ficando sem o domínio próprio e precisa de ajuda profissional. Portanto, é urgente a necessidade de se discutir essa questão”, completa.
Na avaliação do psicólogo Ives Breno Santos Oliveira, a discussão sobre um tema tabu é fundamental para desmistificar a terapia. Segundo ele, a ida ao psicólogo precisa ser incluída na rotina das pessoas, assim como existe a preocupação com a saúde física.
“Ao se falar em saúde mental vai muito mais além da ausência dos transtornos mentais, isso tem muito mais a ver com o bem-estar subjetivo, perceber a autoeficácia, o autoconhecimento, a autonomia, sua competência, bem como e está ligado à auto realização, o emocional e o intelectual de cada pessoa. Desta forma precisamos, sim, de toda maneira incluir a ida ao psicólogo e que todas as pessoas passem a cuidar mais de sua saúde mental, porque é importante, é bom e faz bem”, conclui.