O governador Antonio Denarium pediu ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, mais vacinas e leitos para o governo de Roraima aumentar a atuação governamental no combate a Covid.
O pedido para que o governo federal aumente o número de vacinas foi feito durante reunião virtual entre o Fórum de Governadores e o ministro, que prometeu que todo o país será imunizado ainda neste ano.
A partir de março, o Ministério da Saúde projeta um aumento significativo da distribuição: 46 milhões de doses, que serão distribuídas entre os Estados levando em conta critérios de população prioritária. O crescimento no número de doses se deve ao início da produção própria da vacina CoronaVac, do Instituto Butantan, que deve viabilizar 18 milhões de doses em março, e da Fiocruz, que terá condições de distribuir 12 milhões de doses.
De acordo com Pazuello, há, ainda, mais uma remessa a ser enviada pela Índia da vacina AstraZeneca/Oxford, doses da Covax Facility e o início da produção da vacina russa, a Sputinik V, pela empresa União Química.
O Secretário de saúde Marcelo Lopes disse que a reunião mostrou de forma bastante transparente e clara como procederá o Ministério da Saúde na distribuição das vacinas.
“O Ministério da Saúde terá liberdade de atuar aonde for mais necessária a vacina, como fez no Amazonas e poderá fazer isso em outros estados, como Roraima. Temos uma realidade diferenciada pela aproximação com o Amazonas e como estamos passando pela segunda onda acreditamos que priorizar o Estado vai evitar novos óbitos, e com isso, no final, a gente consegue vencer a Covid no estado” disse Marcelo
Até agora 8,2% da população do Estado já foi vacinada e o governo quer que seja aumentada a quantidade de vacinas para imunizar toda a população no mais curto espaço de tempo possível.
“Temos feito um trabalho recorde em vacinação, tanto é que estamos sempre entre os primeiros lugares. Estou saindo contente dessa reunião, pois foi mostrado de forma transparente como o governo federal está distribuindo as vacinas. Parabenizo o ministro Pazuello pela condução do processo de aquisição de vacinas e insumos. É preciso união nesse momento e em Roraima trabalhamos sério para vencer essa guerra. Por conta desse trabalho, a saúde do Estado não colapsou e tudo está sendo controlado com muito brilhantismo pelas equipes de saúde. Pretendemos atingir duzentas e vinte mil pessoas vacinadas em Roraima somente nesses próximos trinta dias, que é o quantitativo de vacinas que vamos receber. Vamos vencer essa doença e solicitamos prioridade para Roraima” explicou o governador Antonio Denarium.
Pazuello apresentou o cronograma de entregas das doses, a quantidade de imunizantes e os contratos para compra de mais vacinas e explicou que 11,1 milhões de vacinas já foram entregues. Ele também detalhou o plano de vacinação do Ministério da Saúde contra a Covid-19.
“Totalizaremos até 31 de julho quase 231 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, ou seja, o suficiente para dar tranquilidade de proteção à população contra essa doença”, afirmou o ministro.