Devido às péssimas condições da Vicinal Trairão, que dá acesso à Vila Maracá, no município de Amajarí, a Norte de Roraima, o deputado estadual Neto Loureiro (PMB) cobrou a recuperação da estrada ao Poder Executivo, indicação 050/21. Conforme relatos, buracos e atoleiros têm gerado diversos transtornos aos moradores da região.
De acordo com o deputado, além dos moradores, o problema afeta a economia do Estado. “É uma região composta em sua maioria por pequenos agricultores e pecuaristas. Muitos deles têm reclamado da dificuldade para se locomover e para escoar a produção rural”, afirmou.
A parte mais crítica da vicinal não recebe manutenção há mais de 10 anos. “O trecho que liga a Vila ao Tepequém foi recuperada no ano passado, mas continua apresentando problemas. Já o trecho que liga Maracá a outras vicinais e à sede do município está desde 2010 nessa situação”, argumentou Neto.
Segundo ele, a maior preocupação dos moradores são as ladeiras. “A vicinal é a principal conexão com a sede do Amajarí, então o tráfego é constante por ali. E nessas condições gera prejuízos e danos aos veículos e, ainda pior, coloca em risco a vida dos condutores, que temem acidentes graves”, explanou.
A indicação, apresentada esta semana à Assembleia Legislativa, foi encaminhada ao Governo do Estado. “Já abrimos diálogo com o governador e agora é cobrar celeridade para que a recuperação da estrada aconteça o mais rápido possível”, concluiu o deputado.
Berto Batalha