A Escola Estadual Sebastião Félix Corrêa, localizada na Vila Nova, em Mucajaí, a 143 km de Boa vista, é mais umas das unidades de ensino contempladas com a revitalização total em sua estrutura física. O Governo de Roraima reinaugura a escola nesta quinta-feira, 7, às 16h.
Esta será a primeira a escola ser entregue revitalizada no ano de 2021, em continuidade ao cronograma de ações da Seed (Secretaria de Educação e Desporto). A instituição, que atende 52 alunos e tem em seu corpo docente quatro professores, também receberá novos mobiliários para melhorar a aprendizagem dentro de sala de aula.
A revitalização contemplou a reparação do forro da escola, manutenção do telhado e das instalações elétricas, manutenção da parte hidráulica e sanitária, pintura geral, confecção de guarda-corpo (grades de proteção) e rampas, além da climatização do ambiente com instalações de centrais de ar nas salas de aulas e setores administrativos.
Também serão entregues 60 carteiras escolares, sete cadeiras para professores, 12 cadeiras para biblioteca, dois kits de refeitório (cada kit com uma mesa e seis cadeiras), além de quatro centrais de ar para climatizar o ambiente escolar.
Segundo a responsável pela escola, professora Marta Maria, com a revitalização a tendência é que o ensino-aprendizagem melhore e favoreça o trabalho educacional, pois um ambiente aconchegante é um estimulo e tanto para trabalhar e estudar.
“É um sonho realizado. Me sinto radiante, pois agora posso fazer com que os alunos possam se interessar mais pelos estudos. A comunidade escolar só tem a agradecer por nos proporcionar um ambiente agradável e aconchegante. Agora só nos resta zelar por esse espaço”, disse a professora Marta.
Desde o início de 2019, até o final de 2020, foram revitalizadas e entregues 13 escolas estaduais. Em breve, outras seis instituições que estão em processo de revitalização e reforma serão reinauguradas nos seguintes municípios:
– São Luiz: Escolas Estaduais Darcy Ribeiro (revitalização/Seed), localizada na Vila Moderna, e João Rodrigues da Silva (reforma/Seinf), localizada na sede do município;
– Caroebe: Escola Vidal da Penha (revitalização), na Vila Entre Rios;
– Iracema: Escola José Pereira de Araújo (reforma/Seinf); e
– Uiramutã: Escolas Joaquim Nabuco, na sede, e Júlio Pereira, na comunidade indígena Uiramutanzinho, ambas serão revitalizadas.
Mais infraestrutura escolar em Mucajaí
No município de Mucajaí, a Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Padre José Monticone está passando por mudanças na estrutura física.
A unidade de ensino recebe a construção de um vestiário, com previsão para entrega da obra em fevereiro de 2021. Os recursos são de convênio federal no montante de R$ 228.693,05. A obra está sendo executada pela Seinf (Secretaria de Infraestrutura).
Luciene Souza