De aluna à servidora. A egressa do Campus Boa Vista (CBV) Yunã Lurie Araújo Passos, 25, roraimense, tomou posse na manhã desta quinta-feira, 28, como professora de Educação Física do Instituto Federal de Roraima (IFRR). Ela vai trabalhar no Campus Novo Paraíso, na região sul do estado, e integra o grupo de 53 servidores empossados em cerimônia virtual.
“Entrar no IFRR como professora significa muito para mim, pois o IFRR representa tudo na minha vida, vivi momentos incríveis como aluna, atleta, bolsista”, afirmou a egressa do ano de 2016. Ela ingressou no curso de Licenciatura em Educação Física em 2013, e diz ter aproveitado todas as oportunidades que a instituição ofereceu. Inclusive, as primeiras viagens de avião.
A nova servidora disse que como estudante recebeu os auxílios alimentação e transporte e foi bolsista em projetos dos Programas Institucionais de Bolsa Acadêmica de Extensão (Pbaex) e de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Pelos projetos, ela representou o IFRR em eventos, apresentando artigos em Boa Vista, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Alagoas. “Então, a experiência de representar a instituição em outros estados contribuiu muito para a minha bagagem acadêmica”, comentou.
Além dos trabalhos acadêmicos, Yuanã descobriu como paixão o basquete. Então, além de viajar apresentando trabalhos/projetos, ela representou o IFRR por cinco anos consecutivos nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), como atleta de basquete. “Quando eu entrei no IFRR, eu não sabia jogar basquete e hoje o basquete tornou-se uma paixão”, afirmou.
Segundo a servidora, a faculdade lhe proporcionou muita experiência de vida, tendo um papel importante, os professores e orientadores que fizeram parte desses momentos, pois seriam para ela, uma fonte de inspiração para chegar até aqui.
“Desde o início, todas as vezes que eu olhava os meus professores, eu sempre tive admiração e um sonho de um dia eu me tornar um deles. E hoje eu estou aqui. Isso é o que eu sempre quis. E agora eles serão meus colegas de profissão. Então, me sinto realizada, pois a sensação de tomar posse em um concurso do Instituto Federal de Roraima é como se eu estivesse chegado no ápice do meu sucesso profissional. Mas apesar disso, eu ainda tenho muitas conquistas internas como professora e quero ainda poder contribuir muito com essa equipe e futuramente ser fonte de inspiração para os meus alunos”, contou empolgada.
Rebeca Lopes