Você está aqui
Início / Variedades / Encceja: Inscrições são prorrogadas até segunda-feira

Encceja: Inscrições são prorrogadas até segunda-feira

A prova será aplicada de forma presencial, com todos os protocolos exigidos de segurança em saúde e está agendada para o dia 25 de abril de 2021.  – Foto: Ascom/Seed

As inscrições para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) que seguiram até dia 22 de janeiro, foram prorrogadas até às 18h (horário de Brasília) do dia 25 deste mesmo mês.

Os interessados devem acessar o endereço eletrônico enccejanacional.inep.gov.br/encceja, informar o número do CPF, data de nascimento e preencher o formulário online.

O exame deste ano é referente ao Encceja 2020, que não foi realizado no ano passado em virtude da pandemia de Covid-19. A entidade responsável pela coordenação do exame é o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

A prova será aplicada de forma presencial, com todos os protocolos exigidos de segurança em saúde e está agendada para o dia 25 de abril de 2021. O participante que não justificou a ausência no Encceja Nacional 2019 ou teve a solicitação de justificativa reprovada, deverá pagar uma taxa no valor de R$ 40,00.

Quem pode fazer o Exame?

O exame nacional que acontece desde 2002 é voluntário, gratuito e destinado aos jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino, desde que tenham no mínimo 15 anos completos para o Ensino Fundamental e no mínimo 18 anos completos para o Ensino Médio, até a data de inscrição.

Rosangela Viana, chefe da DIEJA (Divisão de Educação de Jovens e Adultos) da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) ressaltou a importância dos inscritos ficarem atentos ao certame.

“Baixando o edital o participante tem acesso a todas informações necessárias, lembrando que é de responsabilidade de quem irá fazer a prova, acompanhar com atenção o edital. Um grande exemplo foi a prorrogação na data final das inscrições. A data de realização da prova também poderá mudar. É preciso ficar atento”, ressaltou Rosangela.

Luciene Souza

 

 

Veja também

Topo