Você está aqui
Início / Geral / Governador vistoria obra no HGR e anuncia construção de mais uma unidade de saúde

Governador vistoria obra no HGR e anuncia construção de mais uma unidade de saúde

Projeto de reforma e ampliação da estrutura de atendimento médico-hospitalar inclui, além do Bloco E, cuja conclusão da obra está prevista para este primeiro semestre de 2021, a construção da nova maternidade. – Fotos: Eides Antonelli

Acompanhado de parlamentares da bancada estadual, da deputada federal Joênia Wapichana e do secretário da Saúde, Marcelo Lopes, o governador Antonio Denarium vistoriou, na manhã deste sábado, 6, a obra do Bloco E – anexo do HGR (Hospital Geral de Roraima) – e anunciou o projeto para construção de uma nova maternidade no local onde funciona hoje a Secretaria da Saúde.

“Faremos a revitalização de todo o sistema de saúde do Estado e construiremos outras unidades, entre elas, uma nova maternidade onde é a atual sede da Secretaria da Saúde de Roraima”, afirmou.

De acordo com o governador, o projeto de reforma e ampliação da estrutura de atendimento médico-hospitalar inclui, além do Bloco E, cuja conclusão da obra está prevista para este primeiro semestre de 2021, a construção da nova maternidade, reforma total do HGR e da Maternidade Nossa Senhora de Nazareth.

No chamado complexo do HGR, haverá uma integração no fluxo de atendimento das unidades, incluindo diagnóstico por imagem, hemoterapia, banco de sangue e radioterapia, entre outras, facilitando o acesso da população aos serviços, sem necessidade de deslocamentos.

Anexo ofertará mais 120 leitos de enfermaria, 40 leitos de UTI e 10 centros cirúrgicos

Reiniciada em abril de 2020, após ajustes necessários no projeto inicial, a obra do Bloco E do HGR será entregue à população no primeiro semestre deste ano, ampliando a estrutura de atendimento com a oferta de 120 leitos de enfermaria, 40 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 10 centros cirúrgicos.

“Nossa meta, depois de receber a obra, é garantir o funcionamento imediato da unidade”, ressaltou o governador Antonio Denarium.

Segundo ele, o projeto inicial previa investimento de R$35 milhões, recursos de financiamento junto ao Banco do Brasil, mas não contemplava itens imprescindíveis para o funcionamento da unidade, entre os quais, subestação de energia, sistema de proteção contra descargas atmosféricas, grupos geradores, rede lógica e gases medicinais e rampa de saída de emergência.

Com a readequação do projeto, o Governo do Estado realizou a complementação de capital e estão sendo investidos na obra R$41 milhões.

Conforme o secretário Marcelo Lopes, o diferencial da atual gestão para o bom andamento dos serviços é o que chamou de “a quebra da burocracia”.

“Retomamos todas as obras paradas, aceleramos aquelas que estavam em andamento e foram feitos diversos investimentos em equipamentos. O Governo enfrenta os problemas de frente. Administrações anteriores discutiam a falta dos projetos. Na atual gestão, os projetos foram feitos, a obra recomeçou e vamos entregá-la neste primeiro semestre. Este Governo deixará o maior legado de infraestrutura que a população de Roraima já viu”, enfatizou.

O governador destacou obras já realizadas, as que estão em andamento e novos projetos. “Já entregamos reformadas as unidades hospitalares de Santa Maria do Boiaçu, de Caroebe e de Alto alegre. Temos projetos em andamento em Iracema, São João da Baliza, São Luís, Rorainópolis e Uiramutã. Assinaremos ordem de serviço nos próximos dias para início de obras em Normandia, Pacaraima e Mucajaí. Já inauguramos o Centro de Especialidade Médica e vamos inaugurar, no próximo mês, a Maternidade de Rorainópolis”, frisou.

A deputada federal Joênia Wapichana comentou o papel dos parlamentares na fiscalização dos trabalhos do Executivo. “Fazer o acompanhamento é importante, para saber como está sendo tratada a questão da saúde, sobretudo agora nesta época de pandemia. A população de Roraima precisa saber quais são as medidas que o Governo do Estado está tomando”, disse.

“Ficamos bastante alegres, porque está sendo feita melhoria da estrutura do HGR. A saúde é urgente, prioritária. Esta é uma resposta importante que o Governo está dando para a população roraimense”, complementou.

A construção do Bloco E é a primeira grande obra de ampliação do HGR, referência no atendimento de alta complexidade, desde que foi inaugurado há cerca de 30 anos, quando a população estimada de Roraima era de pouco mais de 200 mil habitantes.

 

Veja também

Topo