Você está aqui
Início / Interior / Governo de Roraima fará leilão do Silos do Monte Cristo

Governo de Roraima fará leilão do Silos do Monte Cristo

O leilão público foi anunciado pelo governador Antonio Denarium e será realizado em 18 de fevereiro de 2021, às 10h, exclusivamente de forma eletrônica. – Fotos: Ascom/Seapa

O Governo de Roraima lança nesta terça-feira, 2, por meio de coletiva, o leilão para o Complexo de Silos, a unidade beneficiadora de grãos, que fica localizada na BR-174, região do Monte Cristo, zona rural de Boa Vista. O complexo tem a capacidade de armazenar até 27 mil toneladas de grãos, como soja e milho.

O leilão público será realizado em 18 de fevereiro de 2021, às 10h, exclusivamente de forma eletrônica por meio do portal www.wrleiloes.com.br com transmissão em tempo real por áudio e vídeo. O leilão será conduzido pelo Leiloeiro Wesley Silva Ramos, JUCERR 05/2016, na modalidade “tipo maior lance ofertado”.

Até o ano passado, o Complexo de Monte Cristo, foi administrado por quase 18 anos, por comodato pela Grão Norte (Cooperativa de Produção Agropecuária do Extremo Norte Brasileiro), porém, após denúncias sobre supostas irregularidades, o Governo de Roraima notificou extrajudicialmente a cooperativa para a desocupação de imóvel público. E desde então, o Governo de Roraima, administra o Silos por meio da Seapa (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Para o secretário Emerson Baú,é necessário fazer um leilão dos silos, de forma transparente e com ampla divulgação, ou seja, fazer a venda de forma totalmente legal e seguindo os parâmetros exigidos pela lei. O lance mínimo é no valor de R$ 14.920.000,00 (quatorze milhões novecentos e vinte mil reais).

“Pela primeira vez, está sendo feita a licitação e venda de um imóvel do Estado, em pleno funcionamento, e o mais importante, a mudança de paradigma em termos de gestão pública do Estado, onde ele está saindo neste momento da sua atividade produtiva, e passa para o setor privado. Mostrar que a construção do Silos foi importante no momento que foi estruturado, mas que chega um determinado momento, que o setor público tem que se retirar para que o setor privado possa continuar”, frisou Baú.

As estruturas de beneficiamento e armazenamento de grãos são fundamentais dentro da cadeia produtiva, pois possibilitam à limpeza, classificação e secagem dos grãos, garantindo que mantenham a qualidade durante o armazenamento, que por sua vez propicia que o produto seja comercializado em períodos mais favoráveis ao produtor, diminuem a demanda por logística no período da safra, evitando sobrecarga nas estradas e portos, e garante um estoque para os consumidores locais, diminuindo custos com logística.

Venda de grãos

Durante a coletiva também será divulgada a venda dos grãos para a agricultura familiar, dos grãos gerados, oriundos das taxas cobradas para fazer o depósito e guarda no Silos de Monte Cristo. Os valores dos serviços de padronização e armazenagem foram definidos com base na Tabela de Tarifas para Unidades Armazenadoras de Ambiente Natural da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

Não há liquidação e ou movimentação financeira nos silos, não sendo permitidos quaisquer pagamentos em espécie pelos serviços de padronização e armazenagem dos grãos. O funcionamento dos silos, a política de preços e as condições de funcionamento já são definidas por meio da Portaria nº 124, publicada dia 31 de julho de 2020.

Sobre a participação do leilão

Poderão participar do Leilão e oferecer lances pessoas jurídicas, inscritas no Cadastro de Pessoa Jurídica – CNPJ e pessoas físicas, maiores de 18 anos ou emancipadas na forma da legislação vigente, devendo estar inscritas no Cadastro de Pessoa Física – CPF. Na sucessão de lances, a diferença não poderá ser inferior a R$ 500, 000.00 (Quinhentos mil reais). Os intervalos dos lances serão definidos pelo Leiloeiro.

Quem pode participar do leilão eletrônico

A participação do Usuário em todo e qualquer leilão depende de cadastro prévio no ambiente virtual, site, da WR LEILÕES. A aceitação do cadastro é ato de ingerência exclusiva da WR LEILÕES, que poderá, inclusive, consultar bancos de dados do comércio (SPC, SERASA e similares) com vistas à investigação da idoneidade do solicitante, bem como, solicitar documentos que entender útil à verificação da veracidade dos dados, não lhe sendo exigível, sequer, prestar satisfações no caso de negativa à solicitação de cadastramento.

A participação do solicitante/Usuário estará condicionada à aceitação – em campo próprio existente no ambiente virtual, site, das condições de cadastramento e habilitação contidas no site/portal www.wrleiloes.com.br. Nessa ocasião, o solicitante/Usuário se declara expressamente ciente dos termos do edital de leilão que é disponibilizado a todos os participantes virtuais, e cujas regras valem indiscriminadamente para todos estes.

O interessado que desejar visitar os bens deverá se cadastrar previamente no site www.wrleiloes.com.br e formalizar o interesse no e-mail wesleyleiloeiro@gmail.com para agendamento.

Histórico

No ano de 1998, o governo do Estado lançou o “Projeto Integrado de Exploração Agropecuária e Agroindustrial do Estado de Roraima”, com o intuito de fomentar o desenvolvimento da cadeia produtiva de grãos. Desta forma, foi construída no ano de 2001, a unidade beneficiadora de grãos, que logo depois foi concedida à Grão Norte, fundada em 1998 por produtores de soja, participantes do projeto em questão.

Cacau Bastos

 

 

Veja também

Topo