
O governador Antonio Denarium esteve reunido na quarta-feira, 10, com representantes da Associação dos Carvoeiros de Roraima, oleiros e donos de chácara, em busca de solucionar os problemas dos trabalhadores do Distrito Industrial. O diálogo contou com a presença das deputadas estaduais Aurelina Medeiros e Ângela Águida.
Para a melhoria do setor industrial, o Governo de Roraima vai investir R$ 4 milhões para aquisição de 1O incineradores para os carvoeiros do Distrito Industrial e cerca de R$ 400 mil de emenda individual da deputada Aurelina Medeiros.
“O Governo do Estado tem trabalhado apoiando todas as atividades, o grande problema hoje é a matéria-prima, ou seja, a lenha e o barro para fazer tijolos e queimar o carvão. Estamos aqui juntos com nossos deputados estaduais para encontrar uma alternativa para esses os trabalhadores”, destacou Denarium.
Denarium se comprometeu em ajudar os trabalhadores e buscar soluções legais que viabilize o exercício da atividade no Estado e consequentemente com a dependência da população pelo Governo, conforme explicou a deputado Aurelina Medeiros.
“Essa é uma preocupação do governador, acabar a dependência da população pelo Governo, fazendo com que cada um caminhe com seus próprios pés. Ele tem aumentado muito a geração de empregos nesses dois anos. As alternativas na criação de condições de trabalho são grandes, são carvoeiros, oleiros e donos de chácara”, pontuou.
Para a deputada Ângela Águida, Roraima tem o Governo compromissado que busca a transformação na realidade na vida das pessoas.
“O trabalho da iniciativa privada é muito importante, e aqui são 600 mil tijolos por mês, empregando pessoas, gerando renda, e o que nós precisamos é de um governador que realmente quer fazer, quer transformar a vida das pessoas, e quer reconhecer essas atividades dando condições para trabalhar de forma legal com dignidade”, esclareceu.
A representante da Associação dos Carvoeiros de Roraima, Denise Vital da Silva falou sobre as dificuldades dos trabalhadores e a busca por apoio junto ao executivo e legislativo.
“Estamos unidos atrás de alternativas, e agora com o apoio do Governo vamos conseguir soluções legais para eliminar a burocracia, não queremos parar, nós queremos é dignidade”, afirmou Denise.
Agricultura familiar no Distrito Industrial
Após vários anos esquecidos pelas gestões anteriores, o governador Antonio Denraium visitou a Associação Agroindustrial dos Produtores Rurais do Jardim das Copaíbas, no Distrito Industrial, para conhecer a realidade enfrentada pelos produtores locais.
A Associação atende dezenas de famílias que trabalham na produção de alimentos da agricultura familiar, produtos que abastecem comércios da Capital.
O membro da Associação, Elias José Dionísio conversou com o governador Antonio Denarium e solicitou apoio técnico e assistencial do Governo, no sentido aumentar a produtividade para os associados e com isso melhorar a qualidade de vida das famílias que produzem.
“Somos agricultores familiares e temos uma grande necessidade de aquisição de implementos e insumos agrícolas, máquinas e equipamentos e apoio técnico de acompanhamento do agricultor, além de infraestrutura das ruas no Distrito”, ressaltou.
Wesley Oliveira