Você está aqui
Início / Política / Hiran Gonçalves lidera grupo de 63 parlamentares e pede prioridade na vacinação da população da Região Norte

Hiran Gonçalves lidera grupo de 63 parlamentares e pede prioridade na vacinação da população da Região Norte

Como coordenador da bancada de RR, deputado acredita que Ministério da Saúde deve sinalizar com essa decisão para salvar vidas e evitar disseminação de novas variantes. – Fotos: Ascom Parlamentar

Preocupado com o agravamento da pandemia nos estados da Região Norte e a possibilidade de que a doença se multiplique ainda mais pelo país, um grupo de 63 senadores e deputados de Roraima, Pará, Acre, Rondônia e Amazonas, solicitou nesta quarta-feira, 17, ao Ministério da Saúde que seja dada prioridade na vacinação contra a covid-19 para população desses estados. O grupo teve a liderança do coordenador da bancada de Roraima, deputado Hiran Gonçalves (Progressistas). O pedido foi feito por meio de um requerimento assinado por todos os parlamentares da Região Norte e protocolado no Ministério da Saúde. A intenção é que o ministro Eduardo Pazuello avalie a solicitação e defira o pedido no menor tempo possível.

“Este é um trabalho conjunto com os colegas parlamentares que, juntos, decidimos tomar essa iniciativa de pedirmos ao Ministério da Saúde por esta prioridade na vacinação, tendo em vista a multiplicação do número dos casos da doença não só no Amazonas, com o aparecimento de uma variante do vírus, mas também em Roraima, que também convive com aumento do número de mortes e contabiliza uma tendência do aumento no número de casos de contaminados e o aparecimento de novas variantes”, afirmou Hiran.

Na avaliação de Gonçalves, todos esses estados precisam de uma atenção especial do Governo Federal para a conter, “urgentemente”, o aumento de casos da doença e a estatística de mortes. Segundo ele, não há como conviver com o registro de mais de mil óbitos e mais de 78 mil infectados pelo coronavírus em Roraima e nem a superlotação das unidades hospitalares, como o Hospital Geral de Roraima(HGR), que já registra taxa de 90% ocupação dos leitos semi-intensivos e 82%dos leitos de UTI.

“Temos trabalhado intensamente para evitar o colapso no sistema de saúde de Roraima. Por isso, estamos juntos lutando e torcendo para que as vacinas possam alcançar o maior número de pessoas rapidamente, trazendo a tão sonhada e necessária imunização da nossa gente”, assinalou.

No Requerimento, é sugerido ao Ministério da Saúde que seja priorizada a vacinação no Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima e Pará. Como justificativa o documento aponta que a Região Norte, conforme dados da própria Pasta, já apresenta quase 24 mil óbitos por Covid-19. “Ademais”, prossegue o Requerimento, “diversas cidades da região, inclusive capitais, estão com seus serviços de saúde colapsados devido ao crescimento vertiginoso do número de casos da doença e aumento do número de hospitalizações. Tudo isso acompanhado da falta de oxigenoterapia que assola a Região”.

De acordo com o deputado Nicoletti (PSL/RR), a solicitação também está baseada no fato de Roraima ser vizinha do Amazonas, que passa por uma grave crise de contaminação, além de ser um estado que faz fronteira com a Venezuela. “Também sou co-autor desse requerimento assinado por todos os parlamentares da Região Norte, em que solicitamos ao Ministério da Saúde a prioridade na vacinação da população da nossa região. Nosso objetivo é minimizar os efeitos da pandemia e prover o amparo necessário à população de Roraima”, disse.

Variantes do vírus são confirmadas em Roraima

O Ministério da Saúde informou ao portal G1 nesta quarta-feira, 17, que sete casos da variante brasileira do coronavírus foram identificados em Roraima. Os casos são isolados, com e sem vínculo epidemiológico com o Amazonas, estado onde a variante foi encontrada primeiro.

A cepa do novo coronavírus identificada em Manaus se espalhou pelo país e já chegou a pelo menos doze estados. A disseminação dessa variante, chamada de P.1, vem preocupando autoridades, já que ela é considerada mais transmissível que outras cepas causadoras da Covid-19.

O número de casos confirmados pela variante de Manaus já se aproxima de 200 em todo o Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde e de secretarias estaduais. A P.1 foi identificada nos seguintes estados: Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Pará, Paraíba, São Paulo, Ceará, Piauí, Santa Catarina e Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Roraima.

Também na quarta-feira, Roraima registrou mais dez mortes em razão da Covid-19 e chegou a 1.024 óbitos, e 78.394 infectados pelo coronavírus, conforme o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde. O HGR, referência no tratamento da doença no estado, apresenta taxa de 90% ocupação dos leitos semi-intensivos. Os leitos de UTI, estão em 82% e os clínicos em 86%. Também foram confirmados pela Sesau326 novos casos da doença e 29 novos óbitos e que há 72.996 recuperados. Já o Amazonas ultrapassou, na terça-feira, 16, a marca de 10 mil mortos pela Covid-19.

Benné Mendonça

 

 

Veja também

Topo