O Programa Jovens Embaixadores, que proporciona um intercâmbio de três semanas nos EUA (Estados Unidos da América) aos estudantes do Ensino Médio, está com inscrições abertas. O prazo vai até 7 de março.
Podem participar estudantes do Ensino Médio matriculados na rede pública de ensino, com nacionalidade brasileira e com idade entre 15 e 18 anos. Os estudantes precisam já ter cursado pelo menos o 1º ano do Ensino Médio em 2020 – alunos que iniciarão o 1º ano do Ensino Médio em 2021 não poderão se candidatar.
Os interessados em participar do programa também devem apresentar um excelente desempenho escolar, possuir fluência em inglês além de ter engajamento em iniciativas de impacto social na comunidade em que está inserido.
“Esta é uma oportunidade única para os estudantes do Ensino Médio. O programa proporciona um intercâmbio cultural muito rico. Convidamos todos os estudantes para fazer a inscrição e participar”, destacou Ana Cristina, coordenadora do programa na Seed (Secretaria de Educação e Desporto).
Este ano, o intercâmbio de três semanas está previsto para ocorrer no mês de julho. Porém, a coordenação do programa informou que, caso não seja possível a realização do intercâmbio presencial em função da pandemia, o intercâmbio será no formato virtual.
Como Participar?
As três primeiras fases da inscrição serão online. Os estudantes interessados em participar do Programa devem acessar o site https://jovensembaixadores.org.br e realizar um pré-cadastro, preencher o formulário de “Inscrições online” e anexar os documentos exigidos comprovando todos os pré-requisitos.
Todos documentos enviados ao sistema são encaminhados para avaliação e análise das instituições parceiras. Depois da análise, os candidatos aprovados realizarão um exame inscrito. Os que obtiverem as melhores pontuações no exame escrito serão convocados para uma entrevista oral em inglês.
Dependendo da somatória geral de pontos, os candidatos poderão receber uma visita em sua residência por parte da coordenação do programa. Ao final, os candidatos com a maior somatória geral de pontos são indicados para a Seleção Nacional, que é realizada por um comitê formado por representantes da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil.
O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado dos EUA e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada dos EUA com apoio do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), da rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos – BNCs, além de empresas FedEx, MSD e IBM, +Unidos e PLT4Way.
Mágida Azulay Khatab