Você está aqui
Início / Variedades / IPVA atrasado pode gerar diferentes problemas para o motorista

IPVA atrasado pode gerar diferentes problemas para o motorista

Está com o IPVA atrasado? Veja aqui quais os problemas você pode ter e como solucionar essa questão, colocando o débito em dia! – Foto: Divulgação

Imprevistos financeiros podem acontecer com todas as pessoas e quando ocorre no começo do ano, o IPVA pode ser uma das contas atrasadas. Se você está com dificuldades em efetuar o pagamento, é importante se atentar aos problemas que a não quitação desse débito pode ocasionar.

Selecionamos aqui alguns pontos importantes para motoristas de todo o país se atentarem, bem como o que fazer para colocar esse débito em dia. Veja como regularizar essa conta e saiba por que é importante pagar o IPVA!

Como regularizar o IPVA atrasado?

O tributo federal, IPVA, é cobrado todos os anos e o seu não pagamento impede o motorista de realizar o licenciamento. Além disso, também traz outros tipos de problemas, como o risco de o veículo ser apreendido em uma blitz, impossibilidade de compra e venda do bem e contratação do seguro auto.

Mas, como regularizar o pagamento desse imposto que está atrasado? Primeiro, é importante saber que além do valor, será cobrada uma multa.

Para saber o valor e efetuar o pagamento, é preciso acessar o site do Detran em Roraima ou o da Secretaria da Fazenda. Em seguida, informe o número do Renavam e placa do veículo para gerar uma guia de pagamento.

Após verificar as pendências do seu carro, filtre por IPVA e em “Emitir uma nova GRD”, que será gerada com o valor atualizado. O pagamento pode ser realizado em casas lotéricas, banco ou até mesmo em um posto de atendimento da Secretaria da Fazenda.

Assim que finalizada a quitação do débito, o motorista já poderá fazer o licenciamento do automóvel, trafegar tranquilamente e contratar, renovar ou acionar o seguro auto.

Quais problemas posso ter com o IPVA atrasado?

Muitas são as consequências de ter o IPVA atrasado e esses vão além de multa e juros, que crescem com o passar dos dias. Além disso, como já citado acima, o atraso impede o licenciamento do carro, já que o veículo precisa ter débitos quitados.

Como resultado, andar com o veículo sem licenciamento é uma situação irregular, fazendo com que o mesmo seja preso até a quitação total. Isso sem contar as taxas extras por conta da remoção e estacionamento no pátio.

Outro problema de quem não paga o IPVA é ao sofrer um sinistro e contar com a seguradora de seguro auto. Nesse caso, a empresa poderá se negar a indenizar, já que é necessário estar com a documentação em ordem.

A saber, muitas seguradoras não permitem a contratação do seguro com o documento atrasado. Portanto, não estar com o IPVA regularizado, acarreta em diversos problemas.

Quanto custa o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores?

A taxa de IPVA é calculada conforme o valor de mercado do veículo e esse preço varia de estado para estado. Essa variação pode ser de 0,5% a 4% sobre a tabela FIPE.

Além disso, alguns estados dispõem de isenção do pagamento do IPVA, em caso de veículo com idade acima de 15 anos. Outras categorias também podem receber o benefício, sendo elas carros pertencentes a igrejas ou entidades sem fins lucrativos, taxistas, de portadores de deficiência física, veículos oficiais, entre outros.

Para calcular o valor do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, basta consultar a tabela FIPE. A saber, o calendário de pagamento varia por estado e número final da placa do carro.

Existe a possibilidade de conseguir desconto no pagamento do IPVA, mas este varia também conforme o estado, podendo ser de 3% a 10%. Além disso, os motoristas que forem realizar o pagamento total, poderá parcelar em três meses, sendo de janeiro a março, ou conseguir o desconto no pagamento à vista.

Multa do IPVA atrasado varia entre os estados

A multa aplicada para IPVA atrasado varia conforme o estado, sendo diária. Em São Paulo, por exemplo, ela pode ficar em uma média de 0,3% para atrasos de até 60 dias. Após, o valor aumenta, sendo fixa em 20% sobre o valor da taxa.

Ainda assim, com o não pagamento, essa multa pode aumentar para 40% sobre o valor do IPVA. Então, o mais recomendável é realizar o pagamento em dia para evitar acréscimos no valor do IPVA, bem como outros problemas, como já informados.

Andreia Silveira, editora no SeguroAuto.org.

 

Veja também

Topo