Você está aqui
Início / Geral / Mais de 800 idosos com mais de 90 anos começam a ser vacinados em Roraima

Mais de 800 idosos com mais de 90 anos começam a ser vacinados em Roraima

A vacinação será feita com base na estimativa populacional elaborada pelo Ministério da Saúde. – Foto: Ascom/Sesau

O Governo de Roraima por meio da Sesau (Secretaria de Saúde) deu a largada para que os municípios iniciem a imunização de idosos com idade igual ou superior a 90 anos.

A vacinação será feita com base na estimativa populacional elaborada pelo Ministério da Saúde a partir desta terça-feira, 02.

De acordo com Alice Dantas, coordenadora do NEPNI (Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização) nesta primeira etapa, além de idosos institucionalizados, profissionais da saúde e indígenas aldeados, os municípios iniciarão a vacinação em idosos na faixa etária de 90 anos ou mais.

“Em Roraima temos 817 pessoas que se enquadram nesta característica de idade, com 90 anos ou mais. Então, nesta primeira etapa, além daqueles que já são prioridade, iremos vacinar esse público”, explicou Dantas.

Alice ressalta que a ampliação das vacinas para os demais idosos, de outras faixas etárias, dependerá do repasse pelo Ministério da Saúde.

“A ampliação do público alvo vai ser gradativa, conforme a disponibilização de doses enviadas pelo Ministério da Saúde. Seguindo as orientações do Plano Nacional de Vacinação, iremos começar com os idosos com 90 anos ou mais, e posteriormente, vamos iniciar a vacinação de idosos com mais de 80 anos, conforme o recebimento de doses e assim, sucessivamente”, complementou.

Estimativa

A coordenadora do NEPNI ainda destacou que caso haja maior disponibilização de doses, será realizada maior ampliação de faixa etária do público alvo.

Em relação aos idosos acima dos 90 anos deverão ser vacinados 817 idoso aos todo, sendo 12 em Amajari, 26 em Alto Alegre, 550 em Boa Vista, 20 no Bonfim, 28 no Cantá, 25 em Caracaraí, 14 em Caroebe, 13 em Iracema, 28 em Mucajaí, 17 em Normandia, 18 em Pacaraima, 32 em Rorainópolis, 09 em São João da Baliza, 13 em São Luiz e 12 no Uiramutã.

Laís Muniz

 

 

Veja também

Topo