O Projeto Mulheres Vivá, que distribui kits de higiene para mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica em Boa Vista, está com o período de arrecadação de doações de materiais para janeiro aberto até o dia 29 deste mês. As entregas da primeira ação do ano ocorrem no último sábado do mês, dia 30.
Com foco no combate à pobreza menstrual, o projeto arrecada absorventes, desodorantes, lenços umedecidos, creme dental, escova de dentes, sabonetes e papéis higiênicos. O kit vai ainda com camisinhas femininas e masculinas, como forma de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e cuidados com a saúde feminina.
Nesta primeira entrega do ano, os kits serão entregues em diversas localidades da cidade e também em pontos fixos, como a Associação Terra Viva e ocupações espontâneas. Desde o início do projeto, foram mais de 260 entregas para mulheres brasileiras e estrangeiras que residem na capital. Nesta ação, a expectativa é chegar ao menos 50 kits completos.
As atividades do projeto são contínuas e realizadas todos os meses, uma vez que o período menstrual é um processo natural e impacta diretamente a vida de mulheres e meninas que não possuem condições de suprir o sangue em decorrência do alto custo desses produtos.
Os interessados em doar materiais de higiene podem entrar em contato através do perfil no Instagram @projetomulheresviva. Além dos materiais, é possível ajudar o projeto com doações em dinheiro, compras na loja virtual e também sendo voluntária, desde que seja mulher e maior de 18 anos.