Traçar estratégias eficazes para melhorar os indicadores de saúde: é com esse objetivo que coordenadores da Atenção Básica de 11 municípios participaram nesta quinta-feira, 25, do Acolhimento Virtual, promovido pela Sesau (Secretaria de Saúde), por meio da CGAB (Coordenadoria Geral de Atenção Básica).
Durante o encontro, os coordenadores municipais tiveram a oportunidade de saber mais sobre a atuação de cada núcleo que integra a CGAB, entre eles, Ações Programáticas da Saúde do Adolescente, Criança, Família, Pessoa Idosa, Povos Indígenas, Homem, Mulher, Pessoa Negra, Alimentação e Nutrição, Saúde Bucal e o Telessaúde.
De acordo com a gerente do NAPSF (Núcleo de Ações Programáticas de Saúde da Família), Nadja Salgueiro, é fundamental que cada município conheça os objetivos de cada núcleo para que possam, juntos, colocar em prática as políticas nacionais de atenção na rede primária de saúde.
“Todas as ações da saúde estão envolvidas nas equipes de estratégia do Núcleo de Saúde da Família. Hoje nós temos o total de 147 equipes de estratégia de Saúde da Família em todo o Estado de Roraima, tendo uma cobertura de mais de 70%. Nós acreditamos que vamos avançar mais nessa cobertura, que essa conversa com os municípios veio fortalecer o serviço, prestar uma assistência de qualidade para os habitantes do Estado”, ressaltou Nadja.
O coordenador geral de Atenção Básica, Hélder Fernandes, informou que o acolhimento visa não só a aproximação, mas também colocar em pauta as políticas nacionais de saúde da Atenção Primária para futuros momentos de debate coletivo.
“É importante que cada gestor conheça a sua área de atuação e que saiba o que deve ser feito para que os indicadores de saúde sejam registrados e monitorados da forma correta e a Sesau tem realizado o seu papel no sentido de promover a aproximação para auxiliar no que for possível”, destacou.
Coordenadora da Atenção Básica de Pacaraima, Paula Thessika ressaltou que essa integração é fundamental para desenvolver uma saúde melhor para a população do Estado.
“Esse acolhimento irá facilitar ainda mais o modo de operar os processos de trabalho em saúde, sendo então desenvolvida uma melhor maneira de atender àqueles que procuram os serviços da rede, estabelecendo essa articulação entre todos os núcleos e garantindo também a eficácia dos encaminhamentos e atendimento da nossa população. Sabemos que é um novo ano em que ocorre a troca de gestões, coordenações e esse acolhimento faz com que a gente estabeleça uma parceria entre todos os municípios e o Estado”, destacou.
Laís Muniz