Você está aqui
Início / Polícia / Operação Hórus: Polícia Militar conduz 21 estrangeiros em situação irregular para deportação

Operação Hórus: Polícia Militar conduz 21 estrangeiros em situação irregular para deportação

Cinco veículos apreendidos em Pacaraima, na fronteira com a Venezuela, eram utilizados para transportar os imigrantes que chegavam ao Brasil de forma ilegal. – Fotos: Arquivo Secom

Em apenas três dias de atuação, a Operação Hórus já conduziu 21 estrangeiros em situação irregular no Brasil para deportação pela Polícia Federal. Além disso, seis infratores foram presos e cinco veículos apreendidos. Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e executada em parceria pela PMRR (Polícia Militar) e PCRR (Polícia Civil), a operação foi deflagrada no dia 22 de fevereiro.

A Operação Hórus é resultado de um acordo firmado entre o Governo de Roraima e o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública). Conforme o comandante geral da PMRR, coronel Francisco Xavier, os cinco veículos apreendidos em Pacaraima – na fronteira com a Venezuela – eram utilizados para transportar os imigrantes que chegavam ao Brasil de forma ilegal.

“Os veículos foram apreendidos em função do transporte irregular de passageiros, em descumprimento ao decreto do Governo que regula o transporte coletivo intermunicipal. Os seis infratores foram presos pelo crime de Promoção de Imigração Ilegal, artigo 232-A do Código Penal, e os 21 imigrantes foram encaminhados para deportação”, pontuou.

O comandante também explicou as medidas tomadas nessa situação. “A deportação dos imigrantes é feita após a apresentação dos infratores e imigrantes ilegais na Delegacia da Polícia Federal em Pacaraima”, detalhou.

Operação Hórus

O foco da operação é combater o crime organizado na faixa de fronteira. A operação tem caráter permanente e faz parte do Programa VIGIA, que atua por meio de diversos pontos de bloqueio fixos e móveis nas faixas de fronteiras e divisas estaduais.

Estão sendo realizadas rondas ostensivas motorizadas com ações subsidiadas pelo levantamento de informações relevantes realizadas pelo Departamento de Inteligência e Informação da PMRR.

O foco da atuação policial são as organizações criminosas nacionais e internacionais, através da repressão ao tráfico de drogas e de armas, contrabando, descaminho e crimes ambientais.

Isaque Santiago

 

Veja também

Topo