O Governo de Roraima, por intermédio da Seapa (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), lançou nesta sexta-feira, 29, o Prêmio João Ramiro de Assistência Técnica e Extensão Rural.
O lançamento foi realizado por meio de uma reunião virtual de apresentação do Concurso do Fundater (Fundo de Assistência Técnica e Extensão Rural) na qual a equipe técnica da Seapa abordou os critérios para participação.
Segundo o secretário de Agricultura, Emerson Baú, o Prêmio João Ramiro de Assistência Técnica e Extensão Rural visa valorizar as atividades dos profissionais que trabalham para assegurar qualidade de vida e dignidade às pessoas que moram no campo.
“Em especial os que trabalham como extensionistas, fazendo atendimento aos produtores, às famílias do campo, tanto no aspecto produtivo, quanto no aspecto social. É um prêmio fundamentado na produção e no resultado que estes extensionistas geram”, ressaltou Baú.
Premiação e categorias
Categorias:
1.Financiamento de Crédito Rural com maior número de projetos de financiamento aprovados, maior volume de recursos de financiamentos aprovados e melhor utilização de tecnologia disruptiva.
2.Relevância Econômica e Social.
3. Produtividade nos Serviços de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural).
Financiamento de Crédito Rural tem como foco projetos de financiamento para produtores da Agricultura Familiar e Indígena através de recursos do Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Desenvolve Roraima. Período: 1 de fevereiro a 31 de outubro de 2021.
Subcategorias:
a) Maior número de projetos de financiamento de crédito rural aprovados;
b) Maior volume de recursos aprovados através de financiamento de crédito rural junto aos agentes financeiros;
c) O projeto de financiamento de crédito rural com a melhor utilização da “Tecnologia Disruptiva” que contribua para o desenvolvimento sustentável e que vise o alcance de níveis de satisfação e bem-estar de agricultores e consumidores.
Relevância Econômica e Social tem como foco o estímulo à implementação de projetos de sustentabilidade produtiva e apoio à produção coletiva nas comunidades rurais e indígenas, em seu amplo espectro: econômico, social e ambiental. Período: 01 de fevereiro a 31 de outubro de 2021. Cada extensionista poderá inscrever um ou mais projetos.
Produtividade nos Serviços de Ater tem como foco o incentivo à quantificação e qualificação na prestação da Assistência Técnica e Extensão Rural no Estado de Roraima. Será premiado o técnico com os maiores índices de produtividades qualitativas cadastrados no Siapa (Sistema de Gerência da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Período: 01 de fevereiro a 31 de outubro de 2021.
Quem participa do Prêmio
Podem participar, automaticamente, os técnicos extensionistas que tenham projetos enquadrados na categoria 1 e produtividades contempladas na categoria 3. Todos devem estar obrigatoriamente cadastrados no Siapa.
Para participar da premiação da categoria 2, o extensionista terá que fazer a inscrição no período determinado pela Comissão Organizadora, conforme regulamento distribuído a todos os técnicos da Seapa. Serão desconsideradas as pretensões solicitadas fora do prazo de inscrição, podendo haver prorrogação desse prazo, conforme deliberação da Comissão.
Resultado e Premiação
O resultado do Prêmio João Ramiro e a solenidade para a entrega da premiação ocorrem no dia 6 de dezembro, em comemoração ao “Dia do Extensionista Rural”.
O vencedor do concurso por categoria e subcategoria terá direito a intercâmbio interestadual para capacitação, atualização e/ou benchmarking, com recebimento de passagens aéreas e/ou terrestres e até cinco diárias.
Homenagem
João Ramiro Damasceno Neto, nascido em 1968, graduado em Medicina Veterinária e especialista em Extensão Rural e Desenvolvimento Sustentável. Sua vida foi dedicada a atender aos produtores rurais e à formação de novos profissionais para atuar nas áreas agrícolas. Trabalhou em diversos setores da Seapa e faleceu em 2020, em decorrência de complicações da Covid-19.
Cacau Bastos