Você está aqui
Início / Geral / Roraima fecha 2020 com mais de 3.7 mil novos empregos, maior saldo positivo do país

Roraima fecha 2020 com mais de 3.7 mil novos empregos, maior saldo positivo do país

De acordo com o secretário da Fazenda, Marcos Jorge, se comparado os dados com os de 2019, o aumento foi de 67%. – Foto: Ascom/Sefaz

Apesar das dificuldades enfrentadas durante a pandemia de Covid-19, Roraima gerou quase 26 mil empregos em 2020. Segundo dados do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) o saldo positivo de geração de emprego foi de 3.777 admissões ao longo do ano passado, colocando o Estado como o que mais abriu novos postos de trabalho proporcionalmente no País.

De acordo com os dados do Caged, Roraima teve um crescimento de 6,89% em relação ao estoque total de empregados, tendo ficado bem à frente da média nacional, onde houve um incremento de apenas 0,37%. Em 2º e 3º lugares também ficaram estados da Região Norte: Acre com 5,77% e o Pará com 4,46%.

Comparando os dados com os relativos a 2019, o aumento foi de 67%, quando foram gerados 2.261 empregos, que também foi o melhor resultado do País naquele ano.

De acordo com o governador Antonio Denarium, a adoção de medidas de incentivo e atração de novas empresas para o Estado, bem como o grande volume de obras executadas pelo Governo durante o ano, foram os responsáveis pelo incremento na geração de novos postos de trabalho.

“Tivemos um grande volume de obras públicas que foram retomadas ou iniciadas ao longo do ano. Prova disso é que a construção civil foi a área que mais gerou novos empregos no Estado. Temos trabalhado na atração de novas empresas em várias áreas, inclusive na geração de energias alternativas, o que tem proporcionado abertura de novos postos de trabalho. Para 2021, projetamos um crescimento ainda maior, pois estamos trabalhando na revitalização do nosso Distrito Industrial, o que vai atrair a vinda de novas empresas para Roraima”, destacou.

Para o secretário da Fazenda, Marcos Jorge, esses índices positivos nas contratações em 2020 são resultado das políticas implantadas pelo Governo do Estado no sentido de atrair investimentos e de fomentar a economia local.

“O governador Antonio Denarium tem trabalhado muito para gerarmos emprego e renda em Roraima. Veja que já é o segundo ano consecutivo em que Roraima bate a primeira colocação nacional de geração de emprego. Isso é fruto de um trabalho voltado para a melhoria do ambiente de negócios, atração de novos investimentos, fortalecimento dos empreendedores locais do Estado de Roraima, pacotes econômicos que foram colocados de pé, inclusive agora no momento da pandemia. Então, são respostas que o Governo tem dado, através das suas secretarias, para que Roraima supere todos os efeitos econômicos, tanto da crise de 2018 como também agora do período da pandemia. Isso demonstra que nós estamos no caminho certo”, disse o secretário.

Gilvan Costa

 

Veja também

Topo