O Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), inicia 2021 dando continuidade ao trabalho de fortalecimento da saúde roraimense, em todas as áreas, incluindo a atenção às comunidades indígenas.
Na quarta-feira, 6, o secretário de Saúde, Marcelo Lopes, esteve reunido com o secretário do Índio, Marcelo Pereira, os representantes dos Distritos Sanitários Yanomami, Rômulo Pinheiro e Leste, José Valdemiro do Nascimento e a equipe técnica da CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde) e CGAB (Coordenadoria Geral de Atenção Básica). Em pauta, estratégias de gestão integrada que promovam o fortalecimento da saúde indígena no Estado.
“Foi um momento importante onde tivemos conhecimento sobre o planejamento, pelos gestores indígenas, no que se refere à testagem e imunização das comunidades indígenas contra a Covid-19. O objetivo é melhorar os indicadores de imunização e com esse encontro avaliarmos e chegarmos ao acordo sobre como será feita a testagem em massa nas comunidades indígenas para a detecção da Covid-19 e a imunização contra a doença”, esclareceu o secretário Marcelo Lopes.
Para o secretário Marcelo Pereira, o encontro foi oportuno para garantir a integração entre os entes que integram o Governo do Estado.
“Precisamos tratar da saúde indígena de forma conjunta, para que a gente tenha resultados mais plausíveis, que contemplem as necessidades das comunidades indígenas. É uma satisfação muito grande ver a aproximação dessas instituições, o que vai ajudar a atender as necessidades reais dos indígenas”, salientou Pereira.
Durante a reunião o secretário de Saúde explicou sobre as medidas adotadas pela gestão da Sesau, seguindo a orientação do Governador Antonio Denarium, de promover saúde de qualidade para todos os cidadãos, especialmente durante o período de pandemia.
Para o representante do Distrito Sanitário Yanomami, Rômulo Pinheiro, a reunião foi muito positiva e demonstra o interesse do Estado de realizar uma gestão tripartite.
“A saúde indígena não é uma coisa isolada, mas sim compartilhada entre Estados, União e Municípios, então graças a essa junção em que a secretária de Saúde busca apoiar os Distritos juntamente com a Secretária do Índio, vamos poder executar um trabalho mais amplo e muito mais eficiente”, disse Pinheiro.
Segundo o representante do Distrito Sanitário Leste, Valdemiro Nascimento, o encontro foi fundamental para discutir em um momento temáticas diferentes relacionadas à saúde indígena.
“Tivemos a oportunidade de expor as dificuldades que ambos os Distritos enfrentam atualmente, no contexto da rotina de logística e gestão, principalmente nesse momento da pandemia. O Distrito Leste atualmente tem uma ação contra a Covid-19, e a reunião foi para apresentar as ações e fortalecer esse plano que já existe e que precisa ser implementado na prática. Nos sentimos satisfeitos por perceber que o Estado está disposto a ajudar para que haja um melhor resultado com relação à prevenção à Covid-19”, disse Nascimento.
Lidiane Oliveira