
As atrações turísticas de Roraima se tornam cada dia mais conhecidas no mundo e geram emprego e renda. Por isso, a Secretaria Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões do Ministério do Turismo enviou equipe para conhecer o Estado e avaliar possibilidades na atração de investimentos para fomentar a atividade turística.
A comitiva veio a Roraima liderada pelo secretário, Lucas Fiuza e pelo coordenador-geral da Secretaria, Karl Heisenberg e se reuniram com o governador Antonio Denarium e representantes do setor no Palácio Senador Hélio Campos na noite desta quinta-feira, 25.
“Tivemos uma agenda muito intensa e verificamos potencialidades, atrativos, ouvimos a comunidade, o público, o trade, o governador e tivemos condições de angariar muitas informações e demandas para tentar contribuir da maneira que for necessário no que for possível e no que estiver ao alcance do Ministério do Turismo para desenvolver o Turismo aqui de Roraima”, assegurou o secretário.
De acordo com Denarium, o foco dos investimentos feitos pelo Governo do Estado, são os segmentos mais procurados pelos turistas em Roraima: turismo de aventura, etnoturismo e turismo de pesca esportiva.
“Apresentamos as nossas demandas e mostramos que temos inúmeros segmentos turísticos que só existem aqui, fazendo de Roraima um lugar único no mundo. O apoio do Ministério do Turismo será muito bem-vindo para atrairmos mais investimentos e aquecer a economia” explicou.
A comitiva
Os representantes do Ministério do Turismo estão em Roraima desde o dia 23, com o objetivo de conhecer os produtos turísticos já estabelecidos em Roraima, se reunir com as empresas de Turismo e para ver de perto as potencialidades de todas as regiões do Estado, para em seguida avaliar a melhor forma de apoiar o desenvolvimento turístico do Estado.
Governo do estado reduz impostos para estimular o turismo
Outros investimentos vêm sendo feitos ao longo dos últimos dois anos para incentivar o crescimento do setor e fortalecer a economia nos municípios do interior. A RR-203 que dá acesso ao Tepequém, destino turístico mais procurado do Estado, está sendo totalmente recuperada com asfalto de qualidade com vida útil de até 15 anos.
O Governo também reduziu o ICMS do querosene aéreo para voos domésticos nacionais 7% para 3%; capacitou 700 pessoas no Programa de Educação Turística; abriu o Microcrédito Empreendedor Turismo para empresários do segmento turístico de Roraima e investe na promoção turística de Roraima em grandes feiras nacionais.
Além disso, a Diretoria de Turismo da Seplan (Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento) está executando o Plano de Retomada do Turismo de Roraima – gestão de crise pós COVID-19, divulgando o turismo em outros estados e estruturando novos produtos.
“Isso vem permitindo com que o mercado atue em novos seguimentos turísticos a exemplo do etnoturismo, do turismo de pesca esportiva e de aventura e de natureza que é o grande diferencial do estado de Roraima que já é procurado por todo o mundo. É uma vocação autêntica nossa”, explicou Bruno Muniz, diretor do Departamento de Turismo.
Rosi Martins