Você está aqui
Início / Interior / Vacinação contra febre aftosa em Roraima alcança 96,95% de cobertura

Vacinação contra febre aftosa em Roraima alcança 96,95% de cobertura

Apesar das restrições e os cuidados com o isolamento social, a vacinação obteve uma taxa de imunização considerada muito boa pela Aderr. – Foto: Arquivo /Ascom

A Campanha de vacinação contra febre aftosa da segunda etapa de 2020, onde foram vacinados animais de 0 a 24 meses de idade, atingiu 96,95% de cobertura vacinal. Foram imunizados 352.130 bovinos e bubalinos, desta faixa etária, em todo Estado, incluindo reservas indígenas e regiões de fronteira.

Apesar das restrições e os cuidados com o isolamento social, a vacinação obteve uma taxa de imunização considerada muito boa pela Aderr, pois conseguiu se manter acima 90%, índice mínimo, preconizado pelo Ministério da Agricultura.

Campanha em meio à pandemia

Na região que compreende as reservas indígenas Raposa Serra do Sol e São Marcos, os produtores indígenas foram atendidos pela ação “Agulha Oficial”, em que MAPA, FUNAI e ADERR realizam a vacinação dos bovinos.

Apesar das dificuldades dos acessos, os fiscais conseguiram ajudar os produtores indígenas a vacinar seus rebanhos e protegê-los contra a febre aftosa.

20 anos sem febre aftosa

Com um rebanho bovino de mais de 920 mil cabeças, Roraima está trabalhando em busca da excelência sanitária animal para manter a certificação de livre de febre aftosa da OIE que amplia os mercados para a carne Roraimense.

Neste ano de 2021 o Estado de Roraima completa 20 anos sem registrar casos de febre aftosa, respaldado no empenho e comprometimento dos técnicos da Aderr, avançando com ações efetivas para chegar ao status de livre de febre aftosa sem vacina.

Elias Venâncio

 

 

Veja também

Topo