A CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde) está com uma ação de fiscalização de vigilância sanitária nos municípios durante o período de carnaval até a Quarta-Feira de Cinzas, dia 17.
As atividades começaram nesse sábado, 13, e contam com o apoio das vigilâncias sanitárias dos municípios por onde a ação está passando e da PMRR (Polícia Militar de Roraima).
De acordo com a diretora do DVS (Departamento de Vigilância Sanitária) e coordenadora da ação, Mayara Bianca Pimentel, o trabalho é realizado por meio de parcerias.
“Essas ações são desenvolvidas em parceria com os municípios, em cumprimento ao Decreto do Governo do Estado, com o objetivo de coibir as aglomerações que possam surgir decorrentes do período carnaval”, explicou.
A equipe já realizou fiscalizações em Alto Alegre, Amajari (nas cachoeiras no Tepequém), Boa Vista e em Normandia, no Lago do Caracaranã.
“São pontos turísticos que todos os anos tendem a ter um fluxo grande de visitantes. As ações foram traçadas a partir dessa estratégia”, ressaltou Mayara Bianca.
O Decreto levou em consideração o cenário epidemiológico de Roraima, as recomendações da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde e o aumento de casos confirmados de infecções pela Covid-19, tanto na capital como no interior.
As recomendações são válidas para os 15 municípios
No período de carnaval, ficam suspensos eventos em logradouros: ruas, avenidas, praças, viadutos, entre outros; reuniões em clubes, salões e afins, onde o espaço físico não permita que o número de pessoas reunidas mantenha o distanciamento social de no mínimo 1,5 m; shows de música com banda, grupo ou o funcionamento nos ambientes internos ou externos de pista de dança, além de atividades que possam acarretar aglomeração de pessoas.
Vânia Coelho