Você está aqui
Início / Política / Vitória de Arthur Lira na Câmara teve participação do deputado Hiran Gonçalves

Vitória de Arthur Lira na Câmara teve participação do deputado Hiran Gonçalves

Parlamentar de Roraima destaca que reformas Administrativa, Tributária e Política devem fazer parte da pauta prioritária do novo presidente da Casa. – Fotos: Ascom Parlamentar

O resultado de 302 votos dados ao líder do Progressistas, deputado Arthur Lira (AL), na vitória para a presidência da Câmara dos Deputados, na noite de 1o. de fevereiro, contra os 145 dados ao deputado Baleia Rossi (MDB/SP), não chegou a surpreender o coordenador da Bancada federal de Roraima, deputado Hiran Gonçalves (Progressistas) e participante ativo da campanha do agora presidente da Casa.

Amigo pessoal de Lira, Hiran Gonçalves comemorou a vitória esmagadora do colega e projeta uma Câmara dos Deputados mais democrática, com participação de todos os parlamentares e tratando prioritariamente das reformas Administrativa, Tributária e Política como parte de uma pauta que deve restituir à Câmara dos Deputados seu papel institucional na busca pelo resgate da harmonia entre os poderes.

“Eram necessários 257 votos para a eleição do presidente, mas a nossa confiança no trabalho do líder Arthur Lira, sua presença e liderança no Plenário nesses últimos 10 anos e o poder de negociação dele junto a todos os espectros do panorama político, nos dava a certeza dessa vitória”, argumentou Gonçalves.

Essa participação ativa na campanha do líder Arthur Lira, e mesmo antes como parlamentar ligado a ele dentro do Progressistas, credencia o deputado Hiran Gonçalves para fazer uma análise do perfil do novo presidente da Câmara e projetar os rumos que a Casa deve tomar nesses próximos dois anos.

De acordo com o deputado Hiran Gonçalves, o que muda a partir de agora com o presidente Lira na presidência éa forma mais colegiada de administrar. “Ao meu ver, o líder Arthur Lira era o parlamentar mais adequado para assumir a presidência da Câmara dos Deputados na atual circunstância política do país. Ele conhece bem o Parlamento, é preparado, é uma pessoa de palavra e, durante a campanha que eu acompanhei em todos os estados, ele sempre colocou que a Câmara teria previsibilidade, tranquilidade, harmonia entre os Poderes, mas, que ele tentaria resgatar ao Poder Legislativo o lugar importante que lhe compete no Estado Democrático de Direito”, afirmou.

Na avaliação de Gonçalves, a Câmara dos Deputados passou por um período de muita desvalorização e isso deve ser revertido com um trabalho sério e votado para os interesses da população brasileira. “Acho que a Imprensa colaborou para esse desgaste. Mas, não só. Às vezes, também, alguns setores do Judiciário extrapolaram nas suas funções e, com isso, houve um desequilíbrio na tão necessária harmonia entre os Poderes. Nessa circunstância, achamos que, o agora presidente Arthur Lira, deve resgatar isso”.

Outro ponto destacado pelo deputado Hiran Gonçalves diz respeito à forma mais democrática e participativa que o novo presidente da Câmara dos Deputados quer implantar na Casa. Segundo o parlamentar, o presidente Arthur se comprometeu de sempre discutir as matérias dando espaço a todos os deputados, proporcionalmente às suas forças partidárias. “Todos os projetos, Propostas de Emendas à Constituição (PECs), que forem do interesse da sociedade e das bancadas, elas serão debatidas no Colégio de Líderes. E, se o Colégio de Líderes definir a prioridade das pautas, elas serão levadas ao plenário para serem discutidas de forma colegiada”, destacou.

Com esse novo padrão administrativo, o deputado Hiran Gonçalves acredita que o que se pode afirmar é que o novo presidente vai se dar muita importância ao trabalho parlamentar. “A Câmara dos Deputados vai ser mais democrática. Os deputados terão mais espaço para expor as suas ideias e discutir os seus projetos”, projetou.

Dentro desse espectro, avalia o deputado Hiran, o presidente Arthur Lira deixou claro que a prioridade da pauta dele é, primeiro, discutir e votar a Reforma Administrativa. Essa reforma, segundo ele, vai ser uma reforma dura, na qual os parlamentares deverão enfrentar, apesar do desgaste, uma vez que todos vão se deparar com privilégios que deverão ser cortados e outras impropriedades. “É uma pauta muito emblemática que, certamente, vai causar muito desgaste, mas que necessita de um presidente com muita envergadura e com muito apoio para que essa pauta vá para frente”.

“Em seguida vem a pauta da Reforma Tributária”, enumera Gonçalves. O parlamentar faz questão de salientar que essa reforma vem na sequência da Administrativa uma vez que, como disse o presidente Lira, a Câmara dos Deputados não pode gastar suas energias com duas pautas tão pesadas sendo tratadas de maneira simultânea.

No meio desse debate com repercussões em todos os setores da vida nacional, o deputado Hiran Gonçalves destaca que também está prevista a Reforma Política porque, segundo sua visão, e na opinião da maioria dos deputados consultados por ele, “esse modelo que foi utilizado, de eleições proporcionais sem coligação, é um modelo que dificulta muito a composição das chapas. É um modelo que dificulta muito que se formem as agremiações partidárias e isso tem que ser aperfeiçoado e vai ser discutir ainda no primeiro semestre deste ano”.

Benné Mendonça

 

Veja também

Topo