Codesaima completa 43 anos de trabalho em habitação e pelo desenvolvimento de Roraima

Empresa atuou nas áreas de habitação, na produção de alimentos, criou estruturas importantes como o Mafir, o Incubatório de Frangos, a Usileite, a Usina de Calcário e a Fábrica de Gelo em Caracaraí. – Fotos: Ascom/Codesaima

Nesta segunda-feira, 3, a Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima) completa 43 anos de fundação. A empresa de economia mista foi criada pela Lei nº 6.693, em 1979, ainda no Território Federal de Roraima, com o objetivo de promover o desenvolvimento rural e urbano do Estado.

Com esta diretriz, a Codesaima atuou nas áreas de habitação, construiu 4.565 moradias em 23 conjuntos residenciais do Estado; na produção de alimentos, criou estruturas importantes como o Mafir (Matadouro e Frigorífico Industrial de Roraima), o Incubatório de Frangos, a Usileite, a Usina de Calcário e a Fábrica de Gelo em Caracaraí, entre outras unidades. A empresa também garantiu o registro de áreas com grande potencial para exploração mineral.

O tempo passou, e em 1988, Roraima tornou-se uma unidade federativa do Brasil, com maior autonomia, e a iniciativa privada começou a ter condições de atender às necessidades da população, mas a Codesaima continuou a desempenhar um papel importante. Participou da construção de mais conjuntos residenciais como Manaíra, Cruviana, Uailã, Auaris, Macunaíma, Jardim Floresta e Vila Jardim, além de manter o Mafir funcionando e comercializando seus produtos até 2018.

A presidente da Codesaima, Maria Dantas, destaca a importância da Companhia para o Estado. “A Codesaima sempre protagonizou grandes projetos de desenvolvimento, sendo um pilar fundamental para o Estado que estava nascendo”, analisou.

Novos tempos

Em 20 de agosto de 2020, o governador Antonio Denarium e o conselho administrativo da empresa aprovaram o novo estatuto da Codesaima, que redefiniu o perfil para atuar intensamente nas áreas da habitação e mineração.

Na habitação, a Codesaima iniciou ainda dois programas de grande relevância: o “Morar Melhor” e o “Aqui Tem Dono”.

O primeiro executa pequenas e médias reformas nas casas de famílias carentes. Atualmente, a ação já tem mais de 7 mil inscritos e mais de 2 mil beneficiados.

O “Aqui Tem Dono” é um programa do Governo de Roraima para a regularização fundiária urbana e rural. A Codesaima regulariza os conjuntos habitacionais erguidos desde 1979 e faz o mapeamento de áreas que ainda estão em seu nome em bairros para, futuramente, iniciar o processo de transferência destes imóveis para os verdadeiros proprietários.

Capital humano

Na atual gestão há uma atenção para promover melhorias aos mais de 200 funcionários da Empresa. Recentemente foi implementado o PCCR (Plano de Cargos, Carreira e Remuneração), uma antiga reivindicação dos funcionários; a licença-maternidade também foi ampliada para seis meses; a companhia planeja reformas na sede da empresa que vão impactar positivamente nas condições de trabalho e no atendimento à população, como um refeitório e um auditório.

Investimentos

Para realizar os projetos da Codesaima, o governador Antonio Denarium fez repasses significativos à empresa nos últimos três anos, com aportes que chegaram a R$ 30 milhões.

“Agradecemos muito ao governador, que sempre apoiou os projetos de uma empresa tão importante para o Estado. Em três anos pudemos realizar ações à população em projetos que resgatam a dignidade de grande parte da população em programas como o ‘Morar Melhor’ e o ‘Aqui Tem Dono’”, declarou Maria Dantas.

Mineração

Na mineração, a empresa aguarda o Congresso Nacional definir as regras sobre exploração em terras indígenas. A Codesaima possui 29 registros com os mais variados minerais. A produção e comercialização dessas riquezas, tem o potencial de transformar o perfil econômico do Estado.

Marco Aurélio Rodrigues

 

 

Veja também

Topo