Com história de meninas e meninos que jogam futebol, livro infantojuvenil de Roraima discute sobre democracia

Livro “O jogo da democracia” aborda temas como democracia, amizade e igualdade de gênero. – Foto: Divulgação

Mara e amigos jogam futebol no terreno baldio do bairro onde moram e resolvem participar de um campeonato municipal. Além do desafio de conseguir uma bola para treinar, eles terão que enfrentar o colega que quer mandar no time. Por meio de uma história de meninas e meninos que jogam futebol, o livro infantojuvenil “O jogo da democracia” aborda temas como democracia, amizade e igualdade de gênero.

“Em 2017, um amigo radialista me pediu para escrever o roteiro de uma ‘miniradionovela’ para jovens, sobre democracia e golpe”, informa o autor da obra, Aldenor Pimentel, ao dizer que resolveu usar o futebol como metáfora para abordar os temas. “Anos depois, resolvi transformar a história em livro infantojuvenil”, declara.

Publicado pela Editora Oficina Raquel, a história foi ilustrada por Camila Teresa. “O jogo da democracia” tem ainda a apresentação da historiadora Lívia Magalhães, autora e organizadora dos livros “Lugar de mulher: feminismo e política no Brasil” (2017), “Com a taça nas mãos: sociedade, Copa do Mundo e ditadura no Brasil e na Argentina” (2014) e “Histórias do futebol” (2010).

A publicação da obra infantojuvenil foi financiada com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio do Edital “Prêmio Dorval de Magalhães de Literatura”, da Secretaria de Cultura de Roraima. O livro está à venda na Amazona e no site da editora: oficinaraquel.com.br/livro/o-jogo-da-democracia.

Autor

Natural de Boa Vista (RR), Aldenor Pimentel é jornalista e escritor. “O jogo da democracia” (2021) é seu primeiro livro infantojuvenil. Lançou ainda as obras “Deus para Presidência” (2015), “Livrinho da Silva” (2017), Eldorado de Brisa (2021) e “A inacreditável história do milho gigante” (2019 e 2022), nas versões cordel e livro infantil. Além disso, já recebeu cerca de 70 prêmios em concursos literários nacionais e internacionais.

Veja também

Topo