IFRR, Faepi e Prefeitura de Mucajai assinam parceria para implantação de cursos no município

Parceria inédita entre IFRR, Faepi e Prefeitura de Mucajaí prevê a implantação de cinco cursos que farão parte do Centro de Ensino Técnico Superior do município. – Fotos: Ramon Queiroz

Foi assinado, na manhã desta quinta-feira, 5, o Convênio Tripartite de Cooperação Técnico Científica entre o Instituto Federal de Roraima, a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Interiorização do Instituto Federal do Amazonas (Faepi/Ifam) e a Prefeitura de Mucajaí para a implantação de cursos no Centro de Ensino Técnico Superior de Mucajaí. A solenidade ocorreu na Câmara de Vereadores do município e contou com a participação de autoridades locais e da equipe gestora do IFRR.

As negociações da parceria tripartite vêm ocorrendo desde setembro de 2021. O acordo tem o objetivo de ofertar cursos em níveis técnico na forma subsequente, de graduação (licenciatura e bacharelado) e pós-graduação lato sensu, na perspectiva de desenvolver competências e habilidades para o desenvolvimento da agricultura, dos serviços públicos e do mercado local do Município de Mucajaí.

Segundo o coordenador de Planejamento do IFRR, Moacir Rosseti Júnior, esse é um projeto histórico para o IFRR. “É o primeiro instrumento tripartite com a interveniência de uma fundação de apoio, a Faepi, autorizada a trabalhar com o IFRR em julho de 2021. Tem uma importância grande, pelo porte do projeto, e pela oferta de cinco cursos”, disse.

Entre outras cláusulas, o IFRR ficará responsável pela gestão acadêmica dos cursos ofertados no centro, bem como pela disponibilização de corpo docente e pessoal técnico para acompanhar e desenvolver todas as atividades próprias aos cursos. Caberá à Prefeitura de Mucajaí, entre outras ações, criar e manter a estrutura física e de recursos humanos necessária para o funcionamento do centro. Em contrapartida, a Faepi vai manter a equipe de profissionais durante a vigência do convênio para as atividades administrativas referentes à instrução de processos, aquisição de materiais e equipamentos, e demais atividades pertinentes.

Serão cinco cursos oferecidos por quatro campi do IFRR, sendo 4 na modalidade de educação a distância (EAD) e 1 na modalidade presencial. O curso de Bacharelado em Agronomia será atendido pelo Campus Novo Paraiso (CNP) e ofertado presencialmente. O Campus Boa Vista (CBV) ofertará os cursos de Licenciatura em Matemática e de pós-graduação em Gestão e Saúde; o Campus Boa Vista Zona Oeste, o curso de pós-graduação em Educação Empreendedora; e o Campus Amajari, o curso Técnico em Agropecuária. Estes últimos na modalidade EAD.

Para a reitora do IFRR, Nilra Jane Filgueira, a assinatura do acordo é motivo de felicidade. “A celebração de assinatura deste termo é um marco muito importante na nossa gestão. É de suma importância que tenhamos essa aproximação com as prefeituras e que, por meio desses acordos, possamos, juntos, proporcionar aos cidadãos roraimenses uma educação de qualidade”, disse.

Segundo a prefeita de Mucajaí, Dona Nega, essa é a realização de um grande sonho do município. “Para nós é de grande relevância o IFRR estar no nosso município, pois o instituto tem credibilidade, não só no Estado de Roraima, mas também em nível nacional, e nos alegra assinar esse convênio. Agradeço de coração à reitora Nilra e toda sua equipe, que acreditaram e abraçaram o nosso sonho”, declarou.

Faepi

A Portaria 70, de 2 de julho de 2021, do Ministério da Educação autorizou a parceria interinstitucional IFRR-Faepi-Ifam. O instrumento possibilita a celebração de convênios e contratos com mediação de fundação de apoio, bem como a captação de recursos financeiros, inclusive por meio de editais formulados por ministérios e outras instituições. Os tipos de projeto possíveis de serem formalizados envolvem as seguintes áreas: ensino, extensão, pesquisa aplicada ou inovação, desenvolvimento institucional e desenvolvimento científico e tecnológico.

 

Veja também

Topo