O Centro de Convivência da Juventude (CCJuv), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), disponibiliza diversas modalidades culturais e esportivas gratuitas à sociedade roraimense. O intuito é atender crianças, jovens e adultos, com atividades de lazer, música, esportes, inclusão digital e qualificação profissional, além de ações sociais e comunitárias, de empreendedorismo e formação política.
Uma das beneficiadas pelo programa do Legislativo é Marcela Martinez, de 11 anos, iniciou as aulas de teatro este ano na sede do CCJuv, no bairro Buritis, e se diz animada em realizar a apresentação teatral tradicionalmente marcada para o final do ano.
“Acho que vai ficar superlegal a peça. As pessoas aqui se esforçam bastante, gosto do esforço delas e do trabalho incrível da professora. Todo mundo se dedica para que no fim do ano possamos fazer uma linda peça”, comentou a menina.
Julia Barroso ministra as aulas de teatro para a turma da Marcela, que engloba alunos de 7 a 11 anos. Ela revelou que a atividade proporciona diversos benefícios para o desenvolvimento infantil.
“Os alunos chegam falando: ‘Agora estou conseguindo apresentar meus trabalhos da escola’. Isso porque trabalhamos a questão da conexão interpessoal, projeção vocal e a expressão em nossas aulas. Eles chegam aqui muito tímidos e a gente vai trabalhando isso ao longo do ano, permitindo que possam se desenvolver mais na escola e em outros campos da vida”, pontuou a professora.
Outra beneficiária é a dona de casa Yenifer Amudaray. Há dois anos vivendo em Boa Vista, a venezuelana soube das atividades do CCJuv por meio de uma vizinha e, hoje, a filha dela de seis anos participa das aulas de balé.
“Antes, a minha filha era muito retraída, não conversava com ninguém. Agora, percebi que ela se desenvolveu mais por meio do balé e está muito mais comunicativa”, ressaltou Yenifer.
Vagas
Os polos do Buritis, MT Arena e Pedra Pintada do CCJuv possuem vagas remanescentes e que estão disponíveis à população roraimense.
Para os interessados na matrícula de crianças e adolescentes, são necessários os seguintes documentos: cópia da carteira de identidade e CPF do aluno e dos pais, comprovante de residência, declaração escolar atualizada e uma foto 3×4. Para a matrícula do público adulto, basta levar cópias do RG, CPF, comprovante de residência e uma foto 3×4.
Toda documentação deve ser entregue na sede do polo que disponibiliza a modalidade, em horário comercial (veja quadro abaixo).
“Caso o interessado não consiga a vaga, inserimos a intenção do pai ou responsável em uma lista de espera. Conforme vamos verificando a desistência de alunos, a gente liga para ver o que aconteceu e já pega a lista de espera para preenchimento dessa vaga”, explicou Nádia Kelly Santos, diretora administrativa do CCJuv.
Confira as vagas remanescentes, por polo, idade e modalidades disponíveis do Centro de Convivência da Juventude da ALE-RR.
● Polo Buritis
Endereço: Avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis
● Polo MT Arena
Endereço: Rua HC-04, 162, bairro Senador Hélio Campos
● Polo Pedra Pintada
Endereço: Avenida Diamante, nº 1227, bairro Pedra Pintada