Aulas seguras: Ipem intensifica fiscalização em lojas de materiais escolares

Foco é fiscalizar todos os estabelecimentos que ofertam materiais escolares, como: papelarias, livrarias e supermercados. – Fotos: Ascom | Ipem

O Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Roraima) está atento à qualidade do material escolar comercializado nesta época da volta às aulas. Para verificar se os produtos atendem às normas de segurança e qualidade do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), a instituição do Governo do Estado está realizando neste mês de janeiro a Operação Aulas Seguras.

As ações da operação serão concluídas nesta sexta-feira, 30. O foco da Aulas Seguras é fiscalizar todos os estabelecimentos que ofertam materiais escolares, como: papelarias, livrarias e supermercados.

Entre os itens fiscalizados na operação, estão: apontadores, borrachas, canetas, colas, lápis preto e de cor, giz de cera, massinha de modelar, tesoura de ponta redonda, réguas, estojos, corretivos, tintas (guache, aquarela, nanquim, pintura a dedo), além de lancheiras e outros artigos de uso escolar.

Segundo o diretor técnico do Ipem, Jackson Medeiros, os fiscais verificam se os produtos comercializados possuem tanto o Selo de Identificação da Conformidade do Inmetro, quanto às informações obrigatórias nas embalagens.

“O Ipem vem fazendo essa fiscalização no Estado todo para garantir não só ao empresário, mas também ao consumidor para que compre produtos que estão dentro das normas do Inmetro”, afirmou o diretor.

Medeiros reforça ainda que a operação visa assegurar a retirada do mercado de produtos irregulares, prevenindo riscos à saúde das crianças e garantindo mais segurança aos consumidores.

“Como dica aos comerciantes, é sempre importante que eles apresentem a nota fiscal e adquiram produtos de empresas que respeitem as normas. Para os consumidores, a orientação é observar a presença do selo [do Inmetro], pois é ele que atesta que o produto passou por uma avaliação de conformidade para ser comercializado”, concluiu Medeiros.

Caso pais ou responsáveis observem a ausência do selo do Inmetro, a principal recomendação é que a irregularidade seja denunciada ao Ipem, por meio do contato (95) 98418-6602 (Ouvidoria). Há, ainda, a opção do Inmetro (0800 285 1818) e o FalaBR e site do Inmetro.

Minervaldo Lopes e Mônica Bermêo

Veja também

Topo