Capacitação do Agronorte em Roraima promove imersão em apicultura e reforça conhecimento técnico para o campo

Capacitação abordou temas essenciais para o manejo eficiente e sustentável das abelhas. – Fotos: Fernanda Marins

O município do Cantá foi palco, nos dias 3 e 4 de outubro, da última capacitação do programa Agronorte em Roraima, realizada no Sítio Paraíso. Com o tema apicultura, o treinamento reuniu 13 instrutores e técnicos do Senar Roraima em dois dias de aulas teóricas e práticas voltadas ao aprimoramento técnico e ao fortalecimento das ações junto aos produtores rurais.

A capacitação abordou temas essenciais para o manejo eficiente e sustentável das abelhas, como nutrição, produção de rainhas, principais manejos, sanidade e polinização, além de diversidade de abelhas sem ferrão, biologia e produção, divisão de colônias, e controle de pragas e doenças. Os participantes também puderam vivenciar práticas no campo, observando de perto as colmeias e o comportamento das abelhas.

De acordo com o instrutor do Agronorte, Heber Pereira, o conteúdo foi definido pelo Senar Central, com foco em aprimorar a atuação dos técnicos de campo. “O conteúdo foi escolhido pela equipe técnica do senar a fim de favorecer a atuação dos técnicos de campo, levando ao produtor informações atuais de como manejar, como aproveitar melhor os recursos, como ser mais eficiente nas atividades do campo, agregando mais valor e melhorando sua renda”.

Pereira, também destacou que a troca de experiências foi um dos grandes diferenciais do treinamento no estado. “Aqui em Roraima o pessoal se dedicou bastante, interagiu muito nas aulas e na parte prática também, que realizamos no segundo dia de treinamento. Foi um processo de ganha-ganha, onde todos nós aprendemos mais e vamos voltar com uma bagagem muito maior”.

Para o técnico de campo do Senar Roraima, Gustavo Vivian, a capacitação trouxe novas perspectivas para o trabalho junto aos produtores. “Estamos aprendendo muita coisa nova, principalmente sobre alimentação artificial e técnicas aplicadas em outras regiões que podem ser adaptadas à nossa realidade. O instrutor Heber é um profissional excelente e trouxe muitas informações que podemos aplicar e repassar aos produtores.”

A instrutora do Senar Roraima, Fernanda Ramalho, ressaltou a importância da vivência prática. “Foi uma experiência incrível. Eu ainda não tinha tido a oportunidade de trabalhar diretamente com as abelhas, e hoje pude vestir o macacão, ver as caixas, as melgueiras. Essa vivência é fundamental para o meu trabalho e para que eu possa atender melhor os produtores.”

O presidente do Sistema Faerr/Senar, Sílvio de Carvalho, explicou o papel estratégico do Agronorte para o desenvolvimento do setor produtivo rural em Roraima. “O Agronorte vem consolidando o compromisso do Senar com a formação e valorização dos profissionais que atuam diretamente com o produtor. Essas capacitações fortalecem a nossa rede técnica e refletem em mais eficiência, inovação e renda no campo roraimense.”

O Agronorte é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) voltada para o fortalecimento das ações de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), Formação Profissional Rural, serviços ESG (Ambiental, Social e Governança), saúde no campo e formação técnica. Todos os sete estados da Região Norte promoveram o treinamento com a meta de atender gratuitamente 20 mil propriedades rurais e 6 mil produtores ao final da jornada técnica.

Fernanda Marins

Veja também

Topo