
A Sesau (Secretaria de Saúde) realizou, nesta quarta-feira, 28, a sexta oficina do projeto FortaleceSES (Fortalecimento da Função Gestora das Secretarias Estaduais de Saúde), em Roraima. A iniciativa busca qualificar a gestão da saúde no Estado e fortalecer o planejamento estratégico no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde).
A oficina faz parte de uma iniciativa nacional que integra o Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS), coordenada pelo Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Nessa etapa, o foco do trabalho foi o monitoramento dos indicadores relacionados ao plano de intervenção definido ao longo das oficinas anteriores. A programação incluiu a construção do painel de bordo e da matriz de monitoramento, instrumentos que permitirão acompanhar e avaliar, de forma sistemática, as ações pactuadas entre Estado, municípios e instituições parceiras.

De acordo com a coordenadora da Coordenadoria Geral de Planejamento da Sesau, Edileuza Alves Soares, a oficina marca um momento importante de consolidação de tudo que foi construído ao longo do projeto.
“Chegamos hoje à oficina 6 do FortaleceSES, um momento muito importante de consolidação de tudo que foi construído ao longo desse percurso. Esta oficina nos convida a refletir, avaliar e fortalecer as práticas que estamos desenvolvendo, sempre com foco na qualificação do cuidado e no fortalecimento da gestão do SUS”, destacou.
O projeto FortaleceSES vem sendo desenvolvido de forma progressiva desde 2024, com a constituição de grupos de trabalho e a definição de um foco estratégico prioritário para Roraima.

Segundo o facilitador do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Sérgio Vinícius, o projeto atua em dois eixos principais, com oficinas práticas e formação em planejamento estratégico, sendo presente nos 27 Estados brasileiros.
“Estamos trabalhando com monitoramento do foco, através do levantamento dos indicadores voltados ao plano de intervenção, onde vai ser construído hoje e amanhã o painel de bordo e a matriz de monitoramento com a seleção de indicadores para serem monitorados e avaliados pela equipe da Sesau, do Cosems [Conselho das Secretarias Municipais de Saúde], e do município”, afirmou Sérgio.
O FortaleceSES segue em execução até julho deste ano, quando serão realizadas a sétima e a oitava oficina, encerrando o ciclo de atividades previstas.

