UNAMA Boa Vista firma convênio com ACNUR para abrigar refugiados venezuelanos

Instituição de Ensino Superior de Roraima se torna a única a prestar atendimentos aos estrangeiros. – Foto: Vincent Montoya | ACNUR

A UNAMA Boa Vista se reuniu com representantes do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) para firmar um convênio para atuar nos abrigos de refugiados venezuelanos. Com a parceria, a Instituição de Ensino Superior (IES) se torna a única do estado de Roraima a realizar ações humanitários e estágios acadêmicos aos estrangeiros.

Por meio dessa iniciativa, os estudantes e serviços buscam atuar de forma integrada nos abrigos, desenvolvendo ações de acolhimento, promoção da saúde, prevenção de doenças e direcionamento para cuidados especializados. Os cursos envolvidos para desenvolverem práticas são Odontologia, Psicologia, Fisioterapia, Farmácia, Biomedicina, Nutrição e Enfermagem.

“Ao unir conhecimento acadêmico e ação social, conseguimos gerar um impacto real na vida dessas famílias, promovendo inclusão, acesso a direitos e melhores condições de vida. É uma iniciativa que transforma não apenas a realidade dos refugiados, mas também fortalece o compromisso social da nossa comunidade acadêmica com a população que mais precisa”, afirma Karina Straioto, diretora da UNAMA Boa Vista.

A parceria reafirma o compromisso da UNAMA com a formação acadêmica aliada à responsabilidade social e ao cuidado com populações em situação de vulnerabilidade. A ação fortalece o atendimento humanitário em saúde e evidencia uma formação com propósito, empatia na prática e o papel social da faculdade.

Veja também

Topo