2ª Conferência Estadual de Saúde Mental abordará impactos da pandemia

A abertura do evento acontece no dia 22, a partir das 20h30, no Teatro Sion, na rua Waldner Jorge Ferreira da Silva, nº 147, bairro Caçari. – Foto: Ascom Sesau

Os impactos da pandemia na saúde mental das pessoas serão tema na 2ª Conferência Estadual de Saúde Mental de Roraima, de 22 a 24 de junho. O evento é uma promoção do Conselho Estadual de Saúde, com apoio da Secretaria de Saúde.

A abertura do evento acontece no dia 22, a partir das 20h30, no Teatro Sion, na rua Waldner Jorge Ferreira da Silva, nº 147, bairro Caçari. A organização espera receber 250 convidados.

A ação conta com a participação de delegados dos Conselhos Municipais de Saúde, classe acadêmica, usuários, gestores e trabalhadores do SUS, além da secretária de Estado da Saúde, Cecília Lorenzon, que conduzirá a palestra magna.

O presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ricardo de Mattos, destaca que devido ao aumento de casos de depressão e outras doenças psicológicas, o Ministério da Saúde viu a necessidade de reforçar o tema. Além disso, grupos de trabalho serão formados para aprovar propostas que foram discutidas em conferências realizadas nos municípios.

“A importância dela [da conferência] hoje é que o momento que nós estamos passando, pós-pandemia, dá uma intensidade muito forte, muitos casos de depressão e tentativas de suicídio. E agora, foi intensificada essa necessidade de ver a saúde mental em todas as faixas etárias”, frisou.

Mattos ressalta ainda que os ciclos de palestras serão divididos em quatro eixos temáticos: Cuidado e Liberdade como Garantia do Direito à Cidadania; Gestão, Financiamento, Formação e Participação Social; Política de Saúde Mental e Princípios do SUS; e Impacto na Saúde Mental da População. Cada um deles discutirá políticas e impactos da saúde mental, ajudando na conscientização dos profissionais de saúde.

“Nós estamos seguindo hoje para qualificar, capacitar e orientar esses profissionais sobre as novas linhas de tratamento de saúde, recepção e acolhimento das pessoas portadoras de saúde mental”, completou.

Vale lembrar que os delegados convidados precisam confirmar presença por meio de formulário online disponibilizado pela plataforma Google Docs, enquanto as vagas remanescentes serão disponibilizadas em inscrição presencial durante o evento.

Lopes e Suyanne Sá

 

Veja também

Topo