Há 32 anos o dia 25 de abril marca um momento especial para o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), celebrando a data de instalação da Corte de Justiça roraimense, o início da história do Poder Judiciário no Estado.
Para celebrar, foi realizada uma sessão solene recheada de homenagens e depoimentos, que ressaltam a importância do Judiciário na vida daqueles que trabalham no TJRR e são ou já foram atendidos pelo Tribunal de Justiça ao longo dos anos.
Durante a sessão solene realizada no Pleno do TJRR, foram apresentados vídeos institucionais e de homenagem ao aniversário da Corte de Justiça, seguido da solenidade de entrega de medalha do mérito (in memorian), aos familiares dos juízes Rodrigo Cardoso Furlan e Eduardo Messaggi Dias, e dos desembargadores Robério Nunes, José Pedro Fernandes, Elair de Morais e Carlos Henriques.
Para o presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Jésus Nascimento, este é um momento de celebrar as conquistas e todos os desafios superados para levar à sociedade a melhor prestação jurisdicional.
“Na minha gestão eu procuro dar continuidade ao Tribunal que encontrei. Um Tribunal que não se fez hoje, tem um passado. É meu desejo que todos os servidores e magistrados tenham uma ideia de pertencimento, de agradecimento ao nosso Tribunal”.
Suelene Maciele da Fonseca, esposa do juiz de direito Rodrigo Cardoso Furlan, falecido em 2020, recebeu as homenagens. Ela comenta que a entrega de medalha do mérito é uma forma da filha relembrar a memória do pai e saber a importância dele para a história do Judiciário de Roraima.
“É uma emoção muito grande. Falar do Rodrigo é falar de justiça, falar de simplicidade. Ficamos muito felizes e honradas cada vez que ele é lembrado”.
Filha do desembargador José Pedro Fernandes, a servidora Vládia Aguiar Fernandes recebeu das mãos do presidente do TJRR as homenagens ao pai.
“Fico muito feliz com a homenagem, recebo em nome do meu pai, que tanto contribuiu, foi um dos pioneiros do Tribunal de eu realmente me sinto agraciada por essa homenagem. Feliz porque também sou servidora do Tribunal há 20 anos e também faço parte dessa história então agradeço ao TJRR”.
Estiveram presentes na mesa de autoridades, o desembargador Almiro Padilha, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima, desembargadora Elaine Bianchi, corregedora-geral do TRE/RR, desembargadora Tânia Vasconcelos, o diretor da Escola do Poder Judiciário, desembargador Cristóvão Suter, o ouvidor-geral de Justiça, desembargador Érick Linhares, o governador do estado, Antônio Denarium, o presidente da Ordem Dos Advogados/Seccional Roraima (OAB/RR) Edinaldo Gomes Vidal, o procurador adjunto do Município, Flávio Grangeiro de Souza e o presidente da Associação de Magistrados do Estado de Roraima, Juiz Marcelo Oliveira.
Durante a cerimônia
Na oportunidade o presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, Jésus Nascimento, e a presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE/RR), desembargadora Elaine Bianchi, assinaram um termo de cooperação técnica para atuação em conjunto entre a Justiça Itinerante do Poder Judiciário e o Tribunal Eleitoral.
“Hoje nós assinamos um termo de cooperação entre os tribunais para que os serviços das Justiças Itinerantes do TJRR e do TRE possam unir esforços para atender a todo o Estado de Roraima. Então, qualquer tipo de trabalho que a pessoa precise renovar um cadastro, mudar de sessão eleitoral, todo serviço que é disponível pela justiça eleitoral estará junto com a itinerante, havendo muito mais acesso e facilidade para o jurisdicionado”.