Se você precisa fazer uma cotação de seguro online e está com receio para não ter problemas, fique de olho nas dicas que daremos neste texto sobre cibersegurança.
Quando pensamos em hackers, podemos dizer que o Brasil é um dos principais países que são alvos de ataques cibernéticos. Por este motivo, devemos prestar bastante atenção quando estamos preenchendo formulários com nossos dados pessoais para não termos problemas no futuro.
A internet traz diversas facilidades para a vida das pessoas, mas, infelizmente, precisamos estar atentos porque ela também tem algumas armadilhas. Então, fique de olho nas dicas de cibersegurança para quem deseja cotar um seguro online!
Veja algumas dicas de cibersegurança para quem deseja cotar um seguro online
A oportunidade de fazer uma cotação de seguro online traz muitas vantagens, não é mesmo? Afinal, com a correria do dia a dia ficaria muito mais burocrático ter que entrar em contato com cada operadora para ter o valor do seguro do seu carro, por exemplo.
Porém, como na maioria dos casos é necessário colocar os dados para ter uma cotação de seguro na internet mais assertiva, é essencial tomar alguns cuidados para não ter problemas, principalmente, com as suas informações pessoais.
O Brasil é o sexto país com mais vazamento de dados, de acordo com uma pesquisa feita pela Surfshark, empresa de privacidade e segurança online. Para se ter uma ideia, nos onze meses de 2021, mais de 24 milhões de informações de brasileiros foram expostas na internet, após um ataque ou alguma brecha no sistema.
Por este motivo, ficar de olho em alguns detalhes pode ajudar para que não aconteça nada enquanto você faz uma cotação de seguro online.
Confira as dicas de cibersegurança para quem deseja cotar um seguro online:
1. Faça uma pesquisa seguro
Ninguém quer ter um problema quando está navegando na internet, concorda? Por isso, ao procurar pelos sites mais confiáveis para cotar seguro automotivo online, você precisa ter a certeza da confiabilidade de cada resultado que será dado.
Para isso acontecer, o indicado é, após o resultado da busca, ir a plataformas e reclamações, por exemplo, para entender se aquele site realmente é de confiança.
Além disso, você pode perguntar para pessoas próximas se elas utilizaram a plataforma para fazer a cotação do seu seguro online.
2. Fique de olho nas grandes ofertas
Outra dica de cibersegurança para quem deseja cotar um seguro para veículos na internet é que você precisa ficar atento aos valores que estão sendo oferecidos durante a cotação. Existem muitas plataformas que costumam vender seguro auto online confiáveis, mas nem todas as ofertas de planos são seguras.
Uma das grandes estratégias de atração utilizada para atrair pessoas são os preços diferenciados que, normalmente, estão muito abaixo dos cobrados pelas empresas sérias. Por isso, se você fizer uma cotação e tiver muito diferente, desconfie e não insira nenhum dado na plataforma.
3. Cuidado com o local onde você está conectado
Se você está conectado a uma rede pública ou está utilizando uma lan house para fazer a cotação, não coloque os seus dados porque terá uma probabilidade maior de ter um problema com os dados. Afinal, são locais não muito seguros e podem ter mais facilidade de receber um ataque cibernético.
Portanto, só insira informações se o estiver conectado em uma rede de internet seguro ou um computador confiável.
4. Não clique em qualquer link
É muito importante tomar cuidado com os links que clicamos quando estamos navegando na internet. Sabe por quê? Um hacker pode aproveitar para “invadir” a sua máquina através deste link.
Por isso, tenha muito cuidado ao clicar, principalmente, em links recebidos por e-mail. Ao fazer pesquisas na internet, os algoritmos começam a entender que você está em busca de informação e pode acabar chegando um e-mail duvidoso na sua caixa de entrada como sugestão.
Portanto, não clique em links duvidosos. Se você recebeu algum e-mail com informações estranhas, delete e entre em contato com a empresa que lhe enviou o conteúdo.
Outra sugestão, é pausar o mouse em cima do link e ficar de olho na URL. Claro, que os falsos sites não utilizam plataformas que seguem as regras de segurança da internet como, por exemplo, o HTTPS.
Pronto! Agora, é tomar muito cuidado e fazer, com calma, a cotação do seu seguro online.