Nesta terça-feira, 16, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), promoveu a 4ª edição do programa Café com o Presidente. Acadêmicos de direito da Faculdade Cathedral visitaram vários setores do Palácio da Justiça e conheceram um pouco mais sobre a dinâmica de atuação do Poder Judiciário roraimense.
A visita contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, Flávio Pascarelli; do juiz Alexandre Novaes, da Justiça Itinerante do Amazonas; o secretário especial da presidência do TJAM, Almir Guedes; e do juiz de Direito do TJAM, Carlos Queiroz; Ricardo Sales, juiz Federal representando a seção judiciária do Amazonas; o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça de Rondônia, Guilherme Baldan; além do desembargador do TJRR, Erick Linhares.
Durante a visita, o presidente do TJRR, desembargador Cristóvão Suter, ressaltou a importância da visita dos acadêmicos à Corte, e falou sobre as ações realizadas pelo Judiciário roraimense, entre elas o Residência Judicial, programa de pós-graduação por meio do qual bacharéis em Direito podem aprender a atividade jurisdicional na prática.
“O projeto Residência Judicial foi um sucesso porque possibilita a jovens profissionais mais chances de inserção no mercado trabalho”, pontuou o presidente aos acadêmicos.
O coordenador do curso de Direito da Faculdade Cathedral, professor Luiz Fernandes, destacou que o elo estabelecido entre o Tribunal de Justiça e as instituições de Ensino Superior demonstra o interesse da gestão em democratizar o Judiciário. “Esse momento é de suma importância para a formação dos nossos acadêmicos”, destacou.
Para a acadêmica de Direito Rafaela de Pina, um dos assuntos que chamou atenção foi saber mais sobre as funções que um desembargador ou presidente do TJRR executam. “Foi incrível, um momento muito aconchegante. Eles foram muito receptivos, explicaram também a parte processual, e também a parte que faz com que os acadêmicos queiram vir e participar no dia a dia”, disse.
O Café com o Presidente já proporcionou a visita de estudantes de jornalismo da Universidade Federal de Roraima (UFRR), de Direito do Centro Universitário Estácio da Amazônia, além de membros da imprensa. Nos próximos encontros serão recebidos acadêmicos da Uerr (Universidade Estadual de Roraima) e UFRR.